Olá,

Visitante

Saúde e Bem Estar do Homem

A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH-2008), tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos seus diversos contextos socioculturais e políticos- econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde. Seu objetivo é melhorar o acesso a população masculina adulta 20-59 anos do Brasil aos serviços de saúde a PNAISH é desenvolvida a partir de 5 eixos temáticos: Acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violência e acidentes. A população masculina do município de Marcos Parente é de 1418 homens. Baseado nisso e observando a baixa procura desta clientela ao serviço de saúde, notou-se a necessidade de ações de educação em saúde, abrangendo os eixos temáticos da PNAISH- MS, principalmente no tocante à prevenção ao Câncer de Próstata e outros agravos.

OBJETIVOS: Sensibilizar a população masculina quanto à importância da procura aos serviços de saúde. Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família realizaram rodas de conversa na comunidade (no período de agosto a outubro de 2018) sobre: prevenção do câncer de próstata, acidentes automobilísticos, uso abusivo de álcool e drogas, doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis, Pré-natal masculino, alimentação saudável, atividade física. Foram realizados testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, atualização do calendário vacinal e solicitação de exames de PSA para homens acima de 50 anos. Foi garantida a coleta, entrega e avaliação dos resultados desses exames em tempo hábil, ofertando agenda para esta clientela no cronograma de atendimento da equipe.

o número de homens participantes das atividades educativas nesse período foi de 323 (22,8 % da população masculina adulta), sendo realizados um total de 672 testes rápidos, atualização do calendário vacinal de 268 homens, e coletados 165 amostras para PSA Livre e Total. Todos os resultados dos exames de PSA foram avaliados pelo médico da equipe, tratando de forma holística e individual cada usuário. Observou-se, também um aumento na procura por atendimento na UBS desta clientela.A abordagem utilizada e os serviços ofertados à população masculina, melhorou sua participação nas atividades e proporcionou grande comparecimento à Unidade de Saúde para os serviços de atualização vacinal, atendimento médico e participação na consulta de pré-natal das parceiras. A sensibilização e incentivo à procura aos serviços de saúde, aliados ao acolhimento dos profissionais e garantia de responsabilização e continuidade do cuidado, refletiu diretamente na transformação da realidade local.

Principal

Daniele Cristine Silva Rodrigues Soares

danielecristine67@hotmail.com

Coautores

Jorge Alberto Delgado Gainza, Judith Carla Trajano Mousinho, Breno Lima Ferreira

A prática foi aplicada em

Marcos Parente

Piauí

Nordeste

Instituição

Rua Tiradentes, 1035

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Amanda Torres Nunes

Conta vinculada

amandatnunes@hotmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins