- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O serviço de Saúde do Trabalhador que foi implantando no município de Queimadas em março de 2020 visa não só o atendimento do adoecimento decorrente da profissão ao qual este paciente está exposto no seu ambiente laboral, ele está pautado nas diretrizes do SUS com destaque para o papel da atenção básica de saúde. Este serviço busca viabilizar o acesso a saúde de trabalhadores que possuem dificuldades em buscar atendimento durante o dia devido às variadas demandas e cargas horárias em seus ambientes de trabalho, que muitas vezes dificultam ou os impede de procurar atendimentos para suas necessidades na sua UBSF, foi pensando no trabalhador autônomo, informal ou, terceirizado sem direitos trabalhistas que em sua saída para cuidar da sua saúde lhe custa um dia de remuneração, levando muitas vezes os mesmos a se recusarem a se ausentar do ambiente de trabalho. A saúde do trabalhador é disponibilizada na Policlínica Marizete Cordeiro em Queimadas no período noturno, proporcionando assim em turno alternativo para os cuidados em saúde para este público específico, o que vem sendo preconizado pela Vigilância em saúde do trabalhador. Este serviço contempla atendimentos em saúde tais quais: clínica médica, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutricionista, enfermagem e de acordo com a demanda é ofertado algumas especialidades médicas. Os atendimentos da saúde do trabalhador serão realizados das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone. Objetivo: viabilizar assistência, cuidado e atenção em saúde para trabalhadores que tenham dificuldades de acessar os serviços de saúde durante o dia.
O método utilizado foi à observação da realidade empírica relata pelos ACS em situações que versam sobre as condições de trabalho e seus reflexos para a saúde, materializadas, em sua visita domiciliar, ou ainda no relato dos próprios trabalhadores em atendimento na sua Unidade Básica de Saúde da Família. A escolha das situações privilegiou os possíveis efeitos das condições adversas de trabalho e ambiental, nem sempre transparentes, como uma questão de saúde pública. O cenário escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi constituído de forma quantitativa através da base de dados fornecidas mensalmente pelo tablet dos ACS em suas visitas domiciliares, no Município de Queimadas (PB) que segundo IBGE 2021, possuí uma população de 44.388 habitantes, esta coleta de dados ocorreu no período de outubro de 2018 a março de 2019. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise estatística, incluindo porcentagens.
Os resultados obtidos apontam para que a incorporação da saúde do trabalhador na Atenção Primária caracteriza-se como elemento de redefinição das práticas e mudança no modelo assistencial dos usuários trabalhadores no Município de Queimadas-PB. Desde sua criação foram beneficiados inúmeros usuários, a cada dia observa-se o crescimento da demanda. Essa forma de Vigilância em Saúde do Trabalhador visa concomitante melhorar a saúde do provedor da casa, como assim manter qualidade de vida para ele e sua família, buscando assim garantir o autêntico Estado Social do Direito no nosso município. A saúde pública já presta o atendimento ao trabalhador vítima de doença ou de acidente relacionado ao trabalho e conta com serviços especializados de vigilância sanitária e epidemiológica que no município ocorre através do Sest. Porém, há necessidade de romper com as ações focais e fragmentadas na assistência à saúde do (a) trabalhador (a) e avançar na construção de ações mais amplas.
Tv. Gen. Osório III, 233, Esperança - PB, 58135-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO