Implantação de ferramenta de cadastro e autorização de procedimentos oncológicos em Montes Claros (MG)

O município de Montes Claros possui uma população de 404.804 habitantes (Tribunal de Conta da União- TCU, 2021) e uma população referenciada para oncologia de 1.715.202 habitantes (TCU, 2021), oriundos de 92 municípios descritos na Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.854, de 05 de dezembro de 2018, que aprova a pactuação e reprogramação da Rede de Oncologia de Alta Complexidade no âmbito da Programação Pactuada e Integrada – PPI do Estado de Minas Gerais. Durante a vigência do mês de maio de 2018, quando o município havia retomado a gestão dos contratos hospitalares, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Regulação, Planejamento e Auditoria, mais precisamente do Núcleo de Oncologia, identificou a necessidade de garantir melhor acompanhamento do cadastro e da autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC), quimioterapia e radioterapia, dos pacientes assistidos na Macrorregião Norte de Minas Gerais. Inicialmente, a Superintendência Regional de Saúde disponibilizou o arquivo eletrônico (Planilha do Microsoft Office Excel) e físico de dados dos pacientes cadastrados no serviço de oncologia. Em seguida, as fichas físicas foram separadas por prestador de serviço onde os mesmos recebiam assistência. Posteriormente, realizou-se uma análise para selecionar as informações imprescindíveis de serem transferidas para o banco de dados em construção e outras necessárias. Foi criado um formulário para inserção de dados e modelos de relatórios padronizados. Em seguida, diante da falta de softwares específicos para essa rotina, foi criada uma ferramenta para armazenar a base de dados referente aos encaminhamentos de pacientes para tratamento oncológico, utilizando o Microsoft Office ACCESS as informações foram inseridas como campos no software, desdobrando-se na ferramenta que utilizamos para os cadastros dos pacientes e procedimentos ambulatoriais autorizados.

Diante do cenário apresentado, ficou clara a necessidade de garantia de registros do acesso e monitoramento da terapêutica dos pacientes oncológicos assistidos nas Unidades de Assistências de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON´s) da Macronorte, problema esse que até aquele momento não contava com uma ferramenta para registro das informações.

A experiência proposta tem visa possibilitar o cadastro dos pacientes oncológicos através de uma ferramenta exclusiva para oncologia além de garantir melhor registro de informações numa única base de dados da oncologia permitindo o monitoramento do acesso a Procedimentos de Alta Complexidade em oncologia.

Principal

Joice Fernanda Costa Quadros

joicequadros@outlook.com

A prática foi aplicada em

Montes Claros

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Joice Fernanda Costa Quadros

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 abr 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas