Olá,

Visitante

Implantação de ferramenta de cadastro e autorização de procedimentos oncológicos em Montes Claros (MG)

O município de Montes Claros possui uma população de 404.804 habitantes (Tribunal de Conta da União- TCU, 2021) e uma população referenciada para oncologia de 1.715.202 habitantes (TCU, 2021), oriundos de 92 municípios descritos na Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.854, de 05 de dezembro de 2018, que aprova a pactuação e reprogramação da Rede de Oncologia de Alta Complexidade no âmbito da Programação Pactuada e Integrada – PPI do Estado de Minas Gerais. Durante a vigência do mês de maio de 2018, quando o município havia retomado a gestão dos contratos hospitalares, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Regulação, Planejamento e Auditoria, mais precisamente do Núcleo de Oncologia, identificou a necessidade de garantir melhor acompanhamento do cadastro e da autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC), quimioterapia e radioterapia, dos pacientes assistidos na Macrorregião Norte de Minas Gerais. Inicialmente, a Superintendência Regional de Saúde disponibilizou o arquivo eletrônico (Planilha do Microsoft Office Excel) e físico de dados dos pacientes cadastrados no serviço de oncologia. Em seguida, as fichas físicas foram separadas por prestador de serviço onde os mesmos recebiam assistência. Posteriormente, realizou-se uma análise para selecionar as informações imprescindíveis de serem transferidas para o banco de dados em construção e outras necessárias. Foi criado um formulário para inserção de dados e modelos de relatórios padronizados. Em seguida, diante da falta de softwares específicos para essa rotina, foi criada uma ferramenta para armazenar a base de dados referente aos encaminhamentos de pacientes para tratamento oncológico, utilizando o Microsoft Office ACCESS as informações foram inseridas como campos no software, desdobrando-se na ferramenta que utilizamos para os cadastros dos pacientes e procedimentos ambulatoriais autorizados.

Diante do cenário apresentado, ficou clara a necessidade de garantia de registros do acesso e monitoramento da terapêutica dos pacientes oncológicos assistidos nas Unidades de Assistências de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON´s) da Macronorte, problema esse que até aquele momento não contava com uma ferramenta para registro das informações.

A experiência proposta tem visa possibilitar o cadastro dos pacientes oncológicos através de uma ferramenta exclusiva para oncologia além de garantir melhor registro de informações numa única base de dados da oncologia permitindo o monitoramento do acesso a Procedimentos de Alta Complexidade em oncologia.

Principal

Joice Fernanda Costa Quadros

joicequadros@outlook.com

A prática foi aplicada em

Montes Claros

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Governador Magalhães Pinto, 4000, Jaraguá I, Montes Claros- MG

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Joice Fernanda Costa Quadros

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

01 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro