- Promoção da Saúde
Luana Izabel da Silva Nunes
- 03 set 2024
Amapá
A campanha novembro azul desempenha um papel crucial na conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata, uma das principais causas de mortalidade entre homens em todo o mundo.
As ações da campanha do novembro azul fazem parte do calendário de atividades ofertadas pela saúde no município de Junco do Seridó, quando buscamos intensificar as ações de saúde voltadas para o rastreio e prevenção do câncer de próstata, assim como cuidados voltados para saúde do homem. Durante todo o mês de novembro, são ofertadas ações em horário noturno nas unidades básicas de saúde com atividades educativas, atendimento médico e de enfermagem e atendimento odontológico buscando alcançar o público masculino, intensificação da oferta de exame Antígeno Prostático Específico (PSA) e ações em parceira com secretarias de esporte para trabalharmos intersetorialmente essa campanha. Dentre as atividades ofertadas na programação, há dois anos temos expandido o projeto saúde com humor. Contratamos médico urologista para realizar atendimentos com a consulta , toque retal, ultrassonografia de próstata e avaliação especializada. Além do atendimento clínico, o projeto conta com a realização de educação em saúde, então há realização de palestras do urologista juntamente com profissional humorista que conduzem a atividade de forma dinâmica e interativa com o publico presente, trabalhando além do câncer de próstata, o câncer de pênis e hábitos de vida que contribuem para a morbimortalidade do público masculino.
Objetivo:
O objetivo primordial de nossa campanha é:
– Sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Reconhecendo as disparidades de acesso aos serviços de saúde, decidimos descentralizar nossas atividades para alcançar comunidades tanto urbanas quanto rurais, através do atendimento médico especializado de forma descentralizada.
– Ultrapassar preconceitos através da forma dinâmica nas ações de educação em saúde com a presença de profissional humorista juntamente com o médico urologista, atraindo o público masculino e quebrando tabus.
Metodologia
Estratégias Implementadas:
Atendimento médico urológico descentralizado:
– Realizamos divulgação da programação para mobilizaram as comunidades rurais e levamos o urologista para atendimento nas UBS da Comunidades Rurais Carneira e Bom Jesus e na Unidade de saúde do Centro da Cidade, garantindo acesso facilitado aos serviços de saúde.
– Contamos com a presença de médico urologista para realização de consultas, exames de toque retal, ultrassonografia da próstata, solicitação de exames complementares e encaminhamentos quando necessários.
-Ações Educativas Dinâmicas:
– Reconhecendo a importância da educação em saúde, organizamos sessões educativas interativas em cada comunidade que aconteceram no dia dos atendimentos.
– Na zona urbana a ação foi realizada à noite para priorizar a participação de homens que trabalham durante o dia;
– Na comunidade Bom Jesus a ação aconteceu no domingo e deste modo instalamos TV para transmissão de jogo de futebol enquanto aguardavam o atendimento;
– Para tornar as atividades mais atrativas e dinâmicas, contamos com a participação de um humorista, que juntamente com o urologista transmitiu as informações sobre prevenção e cuidados de forma descontraída e acessível.
– Realizamos torneiro de dominó entre os homens na praça em dia alternativo ao do atendimento, também foi ofertada atualização da caderneta vacinal e ações de saúde.
A descentralização das ações voltadas para a saúde do homem da zona urbana para comunidades estratégicas da zona rural foi motivada pela necessidade de ampliarmos acesso aos homens da zona rural e fortalecer uma política de saúde mais equânime para essa população.
Acesso equitativo: a descentralização das atividades permitiu que homens de todas as regiões do município tivessem acesso aos serviços de saúde ofertados na campanha, incluindo aqueles que residem em áreas rurais e de difícil acesso.
Conscientização e prevenção: uma campanha contribuiu significativamente para aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância da realização de exames preventivos regularmente.
Impacto na saúde pública: ao detectar precocemente casos de câncer de próstata, podemos aumentar as chances de o tratamento ser bem sucedido e reduzir a morbidade e mortalidade associadas a essa doença.
– Realização de 100 consultas no distrito de Bom jesus;
– Realização de 100 consultas na comunidade Carneira;
– Realização de 150 consultas na zona urbana;
– Realização de 350 exames de PSA;
– 4 pacientes encaminhados para biópsia com resultados positivos para neoplasia de próstata;
– 15 pacientes encaminhados para continuidade de tratamento por 6 meses por doença relacionada à próstata;
A campanha novembro azul descentralizada em Junco do Seridó-PB, que teve como culminância a ação saúde com humor, com atendimento médico urológico e ações educativas dinâmicas, foi uma experiência exitosa do SUS em nosso município, pois demonstra o compromisso em promover a saúde masculina e prevenir o câncer de próstata, impactando positivamente a vida dos moradores do município que aderiram às ações e buscaram os atendimentos ofertados tanto na prevenção quanto na promoção à saúde.
Durante a campanha foram detectadas situações de prostatite (inflamação da próstata), doenças relacionadas ao pênis, e câncer de próstata em estágio inicial, oportunizando o tratamento adequado e precoce para esse, riscos cirúrgicos e clínicos para os demais, conforme direcionamento médico.
Por fim, avaliamos que com as campanhas sempre concentradas na zona urbana não conseguimos alcançar o público da zona rural de forma equânime e universal, a adesão massiva dos homens na zona rural demonstrou que conseguimos levar mais acesso à saúde do público masculino de nosso município.
Junco do Seridó, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO