Olá,

Visitante

São João do Sóter Imune

Categoria não especificada

Trata-se de uma campanha para conscientização da população sobre a importância da vacinação contra Covid-19 que acontece de maneira contínua desde fevereiro de 2023, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em todas as faixas etárias, além de promover uma movimentação pró-vacina (com aumento da cobertura vacinal de rotina) através de postagens em redes sociais, orientações e informações em rádios e carros de som, busca ativa de pessoas com vacinação incompleta pelas equipes de saúde, com orientações e distribuição de peças publicitárias, além de qualificação e educação permanente de profissionais envolvidos no processo. A promoção de atendimentos e busca ativa de pacientes com sequelas pós-covid também é uma das iniciativas da campanha, com as atividades desenvolvidas principalmente pelos fisioterapeutas das Unidades Básicas de Saúde. As Unidades Básicas de Saúde estão abertas para recepcionar as dúvidas da população, além de atendimento qualificado às síndromes gripais e realização de testes rápidos de Covid-19. O objetivo principal da campanha é envolver a população diretamente no processo de imunização, para que a comunidade participe com maior empenho das campanhas de vacinação, não só de Covid-19, mas todas as demais.

Os principais desafios para a melhoria das coberturas vacinais no município, são barreiras geográficas, que dificultam o acesso da população às Unidades Básicas de Saúde da zona rural e vice-versa. A taxa de analfabetismo também dificulta as ações de imunização, uma vez que a população não instruída tende a recusar a vacinação. Programas Sociais são uma maneira de ajudar na busca ativa dessa população, principalmente levando em consideração a vulnerabilidade da população mais pobre no estado. É importante ressaltar também a dificuldade da adesão dos pais de crianças de 6 meses a 5 anos na Campanha de vacinação contra Covid-19, que mostra um percentual baixo de cobertura vacinal em relação as demais faixas etárias como apresentado na apresentação e contextualização das ações de imunização.

A busca ativa vacinal é uma das maiores estratégias. Os agentes comunitários de saúde são os profissionais de maior contato com a comunidade a ser assistida e eles são fundamentais para o alcance dessa população e efetivação da imunização, seja orientando eles a irem ao posto, ou levando o posto até eles com visitas domiciliares e campanhas de vacinação nos territórios. As campanhas de mídia tem auxiliado a conscientização da população, conseguindo vencer a disseminação de fake-news e o crescimento de movimentos anti-vacina, com foco principal nos pais de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Espera-se que o município de São João do Sóter consiga desenvolver inda mais estratégias para ações de imunização, como conseguir um veículo destinado a vacinação da população que não tem ido às Unidades Básicas de Saúde, além de conseguir novos equipamentos que garantam maior segurança aos imunobiológicos como câmaras frias para acondicionamento adequado de vacinas.

O município de São João do Sóter têm se destacado na regional de saúde quanto a cobertura vacinal de todas as vacinas (com exceção da BCG e Hepatite B, que são realizadas na maternidade de referência na regional de Caxias). E tem se empenhado em garantir que a população sotense esteja de fato imunizada e segura. Além disso, dados epidemiológicos demonstram sucesso no enfrentamento a pandemia de Covid-19. As ações de promoção à saúde e imunização continuam acontecendo de maneira contínua com o empenho de todos os profissionais de saúde do município e a Campanha São João do Sóter IMUNE registra bons resultados. Espera-se que a Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS possa trazer um visão mais ampla dos processos de vacinação, além de ideias para a continuidade de projetos relacionados a vacinação e construção de novos projetos com base em campanhas/projetos exitosas nos municípios de todo o país.

Principal

Caio Alexandre Costa Barbosa

Coautores

Gilmara Francisca Bezerra Gomes

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro