Olá,

Visitante

Samuzinho em São Luís: Ações Educativas para Alunos da Rede Pública de Ensino.

ObjetivoObjetivo Geral Demonstrar as ações educativas para alunos da rede pública de ensino orientando sobre cidadania, responsabilização e aprendendo a realizar treinamento em situações em urgência e emergência em São Luís/MA. MetodologiaAs ações educativas realizadas aproximam a comunidade ao serviço do SAMU, o relato é descritivo e explicativo, com abordagens qualitativas e quantitativas, as atividades são voltadas para crianças e professores do 6º ao 9º ano do ensino público. Aplicação metodológica do programa nas escolas da rede pública de ensino consiste em: – Trabalhar a conscientização (equipe multidisciplinar) do público alvo através de palestras educativas nas escolas, onde são abordados temas previamente escolhidos sobre o SAMU 192 de maneira geral (o que é, como funciona, como são as ambulâncias, quando acionar, orientações telefônicas, como os trotes prejudicam o serviço, etc.).

O programa Samuzinho em São Luís teve a iniciativa de esclarecer as crianças e professores do 6º ao 9º ano de como funciona o atendimento realizado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e quando se deve acioná-lo. Pretende-se assim desenvolver o senso de responsabilidade e de cidadania formando multiplicadores desse conhecimento. A população, de maneira geral, não sabe de fato, qual é o tipo de atendimento que o SAMU realiza, e não sabe diferenciar os casos de urgência e emergência de outras situações, acionando o 192 para todos os casos, dificultando a rapidez nos casos realmente necessários.Relacionada a esta problemática está a situação dos falsos avisos (trotes), que deslocam ambulâncias de forma desnecessária para determinados locais, desviando-as assim de pacientes que realmente necessitam. O Núcleo de Educação em Urgência é o Setor do SAMU regulamentado pela Portaria GM nº 2.048, organizado como espaço de formação institucional, capacitação e educação.

Tendo em vista a importância do SAMU 192 para a comunidade escolar e sociedade de um modo geral, o programa visa esclarecer sobre o funcionamento e contribuir com o conhecimento em relação a práticas e manobras básicas em urgência e emergência, voltadas as crianças e aos professores do 6º ao 9º ano dentro das escolas, assim, divulgou o trabalho do SAMU 192, conscientizou a população sobre os tipos de atendimentos realizados pelo SAMU 192.

Principal

Carla Priscila Mendes Barros

A prática foi aplicada em

Maranhão

Nordeste

Instituição

São Luís

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 ago 2016

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba