Olá,

Visitante

Samuzinho em São Luís: ações educativas para alunos da rede pública de ensino

O programa Samuzinho em São Luís teve a iniciativa de esclarecer às crianças e professores do 6º ao 9º ano sobre como funciona o atendimento realizado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e quando se deve acioná-lo. Pretende-se assim desenvolver o senso de responsabilidade e de cidadania formando multiplicadores desse conhecimento. A população, de maneira geral, não sabe de fato, qual é o tipo de atendimento que o SAMU realiza, e não sabe diferenciar os casos de urgência e emergência de outras situações, acionando o 192 para todos os casos, dificultando a rapidez nos casos realmente necessários. Relacionada a essa problemática está a situação dos falsos avisos (trotes), que deslocam ambulâncias de forma desnecessária para determinados locais, desviando-as assim de pacientes que realmente necessitam. O Núcleo de Educação em Urgência é o setor do SAMU regulamentado pela Portaria GM nº 2.048, organizado como espaço de formação institucional, capacitação e educação.

Objetivo geral: demonstrar as ações educativas para alunos da rede pública de ensino orientando sobre cidadania, responsabilização e aprendendo a realizar treinamento em situações em urgência e emergência em São Luís (MA). Objetivos específicos: divulgar as ações educativas realizadas aproximam a comunidade ao serviço do SAMU, o relato é descritivo e explicativo, com abordagens qualitativas e quantitativas, as atividades são voltadas para crianças e professores do 6º ao 9º ano do ensino público. Aplicação metodológica do programa nas escolas da rede pública de ensino consiste em: trabalhar a conscientização (equipe multidisciplinar) do público alvo através de palestras educativas nas escolas, onde são abordados temas previamente escolhidos sobre o SAMU 192 de maneira geral (o que é, como funciona, como são as ambulâncias, quando acionar, orientações telefônicas, como os trotes prejudicam o serviço, etc.).

O programa Samuzinho em São Luís: ação educativa para alunos da rede pública de ensino alcançou o total de 572 (100%) alunos nos anos de 2017 a 2018 (período posto para análise). No ano de 2017, o programa foi executado na Unidade Escolar Básica Major Augusto Mochel com 250 (44%) alunos, já no ano de 2018 o programa foi executado na Unidade Escolar Básica Rubem Almeida com 322 (56%) alunos. Espera-se para o ano de 2019 que a quantidade de alunos aumente abrangendo outras duas escolas públicas (escolhidas após o planejamento) evidenciando a relevância de cada vez mais ampliar a linha de atuação do programa. Após a implantação do programa, espera-se como resultado de feedback da comunidade em geral que o número de trotes ao SAMU seja reduzido. Tendo em vista a importância do SAMU 192 para a comunidade escolar e sociedade de um modo geral, o programa visa esclarecer sobre o funcionamento e contribuir com o conhecimento em relação a práticas e manobras básicas em urgência e emergência, voltadas às crianças e aos professores do 6º ao 9º ano dentro das escolas, assim, divulgou o trabalho do SAMU 192, conscientizou a população sobre os tipos de atendimentos realizados pelo SAMU 192.

Principal

Carla Priscila Mendes Barros

priscilabarros23@gmail.com

Coautores

Eva Maria Reis Guimarães, Rayna Ohana Castelo Branco De Araújo

A prática foi aplicada em

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de São Luís (MA)

Rua João Damasceno, S/N - Área 1, Gleba B, Ponta Do Farol - MA, 65077-630

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luiz Carlos De Assunção Lula Filho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba