Olá,

Visitante

Samuzinho em São Luís: Ações Educativas para Alunos da Rede Pública de Ensino

o programa Samuzinho em São Luís teve a iniciativa de esclarecer as crianças e professores do 6º ao 9º ano de como funciona o atendimento realizado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e quando se deve acioná-lo. Pretende-se assim desenvolver o senso de responsabilidade e de cidadania formando multiplicadores desse conhecimento. A população, de maneira geral, não sabe de fato, qual é o tipo de atendimento que o SAMU realiza, e não sabe diferenciar os casos de urgência e emergência de outras situações, acionando o 192 para todos os casos, dificultando a rapidez nos casos realmente necessários.Relacionada a esta problemática está a situação dos falsos avisos (trotes), que deslocam ambulâncias de forma desnecessária para determinados locais, desviando-as assim de pacientes que realmente necessitam. o Núcleo de Educação em Urgência é o Setor do SAMU regulamentado pela Portaria GM nº 2.048, organizado como espaço de formação institucional, capacitação e educação.

Objetivo Geral Demonstrar as ações educativas para alunos da rede pública de ensino orientando sobre cidadania, responsabilização e aprendendo a realizar treinamento em situações em urgência e emergência em São Luís/MA. Objetivos Específicos – Divul as ações educativas realizadas aproximam a comunidade ao serviço do SAMU, o relato é descritivo e explicativo, com abordagens qualitativas e quantitativas, as atividades são voltadas para crianças e professores do 6º ao 9º ano do ensino público. Aplicação metodológica do programa nas escolas da rede pública de ensino consiste em: – Trabalhar a conscientização (equipe multidisciplinar) do público alvo através de palestras educativas nas escolas, onde são abordados temas previamente escolhidos sobre o SAMU 192 de maneira geral (o que é, como funciona, como são as ambulâncias, quando acionar, orientações telefônicas, como os trotes prejudicam o serviço, etc.).

o programa SAMUZINHo EM SÃo LUÍS: Ação educativa para alunos da rede pública de ensino alcançou o total de 572 (100%) alunos nos anos de 2017 a 2018 (período posto para análise). No ano de 2017 o programa foi executado na Unidade Escolar Básica Major Augusto Mochel com 250 (44%) alunos, já no ano de 2018 o programa foi executado na Unidade Escolar Básica Rubem Almeida com 322 (56%) alunos. Espera-se para o ano de 2019 que a quantidade de alunos aumente abrangendo outras duas escolas públicas (escolhidas após o planejamento) evidenciando a relevância de cada vez mais ampliar a linha de atuação do programa. Após a implantação do programa, espera-se como resultado de feedback da comunidade em geral que o número de trotes ao SAMU seja reduzido.Tendo em vista a importância do SAMU 192 para a comunidade escolar e sociedade de um modo geral, o programa visa esclarecer sobre o funcionamento e contribuir com o conhecimento em relação a práticas e manobras básicas em urgência e emergência, voltadas as crianças e aos professores do 6º ao 9º ano dentro das escolas, assim, divulgou o trabalho do SAMU 192, conscientizou a população sobre os tipos de atendimentos realizados pelo SAMU 192.

Principal

Carla Priscila Mendes Barros

priscilabarros23@gmail.com

Coautores

Eva Maria Reis Guimarães, Rayna Ohana Castelo Branco De Araújo,

A prática foi aplicada em

São Luís

Maranhão

Nordeste

Instituição

Rua João Damasceno S/N Área 1 Gleba B Ponta Do Farol Cep 65077-630

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luiz Carlos De Assunção Lula Filho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal