Olá,

Visitante

Samu e Unidade Basica de Saúde – uma Parceria Que Deu Certo em Taboao da Serra

Relato de uma experiência, envolvendo as UBS de Taboao da Serra, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 que através do Nucleo de Educação Permanente teve a possibilidade de participar dos diferentes universos destas unidades, com o objetivo de dividir e compartilhar saberes. Desta forma, possibilitou a capacitação dos profissionais das Unidades Básica de Saúde para atuarem nos primeiros socorros, nas urgências e emergências que ocorrem na Unidade, com segurança, de forma consciente, evitando sequelas que possam impactar na qualidade de vida desse usuário, enquanto aguardam o atendimento especializado. Com a reorganização da porta de entrada ao sistema SUS via UBS culminou em outro perfil de usuários de diferentes complexidades onde as urgências e emergências passaram a fazer parte do cotidiano desses profissionais, desafiando portanto o serviço a novas práticas de saúde, acarretando a necessidade de capacitação e treinamento dos profissionais para essa nova realidade.

Capacitar os profissionais da AB, por meio do NEP, para atender urgências e emergências, prestando um atendimento seguro, de maneira a reconhecer a complexidade apresentada pelo usuário intervindo no seu agravo a saúde de forma consciente e responsávelRecursos áudio visuais e boneco específico para o treinamento, aula teórica com duração de 02 horas seguida de uma simulação realística de atendimento a um paciente vítima de parada cardiorrespiratória, OVACE, convulsão e trauma dentro da Unidade Básica.

A dificuldade foi adequar o programa a realidade da UBS, devido a particularidades diferentes do SAMU no que diz respeito à carga horária uma vez que a UBS trabalha com turno manhã e turno tarde. O SAMU a partir desta experiência está integrado com Atenção Básica, assumindo no Município um protagonismo na EP voltado às urgências e emergências contribuindo com a socialização de compartilhamento do saber junto aos outros atores atuantes na Saúde Pública do Município de Taboão da Serra.

Principal

Sonia Maria Fischer Szelag

soniafischer3@gmail.com

A prática foi aplicada em

Taboão da Serra

São Paulo

Sudeste

Instituição

Praça Miguel Ortega, 115 - Parque Assuncao, Taboão da Serra - SP, 06754-160

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 fev 2016

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba