Olá,

Visitante

Sala de Vacina Itinerante

Categoria não especificada

Seguir rigorosamente o calendário vacinal e manter a carteira de vacinação atualizada é a medida mais eficaz para garantir a saúde coletiva e reduzir a transmissão da maior parte das doenças infectocontagiosas imunopreviniveis. Depois da penicilina, podemos dizer que a vacina se tornou a melhor estrategia de reduzir danos e economizar recursos financeiros.Afinal trabalhamos a prevenção. A sala de vacina itinerante tem como principal objetivo tornar o acesso a sala de vacina mais propicio e oportuno para população mais distantes das estruturas físicas construídas nos municípios, que na maioria das vezes são insuficientes e localizadas na região central.O projeto visa a presença da sala de vacina mensalmente em territórios pre demarcados e comunicados aos usuários do sistema pelos ACS do território onde ocorrera a presença da sala de vacina. Oportunamente a sala itinerante ficara próxima a pontos comerciais de grande fluxo e porta de escola. A sala sera composta de recursos humanos ( técnicos, enfermeiros,acs), insumos, veiculo e motorista. Dessa forma mensalmente teremos a oportunidade de atualizar ,bem como, iniciar esquemas vacinais daquele território. O principal problema das baixas coberturas esta na dificuldade de acesso.Falta de tornar a imunização presente no cotidiano das famílias. O projeto visa alem de aumentar as coberturas vacinais tornar a vacinação algo efetivo na rotina das familias. Ja que pelo menos uma vez por mês serão lembradas da vacinação.Efetivar a ação de imunização necessária para saúde comunidade. A sala de vacina itinerante não requer construção de estrutura física o que facilitara a execução do projeto. Ja que obras publicas levam tempo e dispendem recursos muitas vezes não disponíveis. Uma vez estabelecido a rotina de visitas manteremos os esquemas atualizados.

O principal problema das baixas coberturas esta na dificuldade de acesso.Falta de tornar a imunização presente no cotidiano das familias. O projeto visa alem de aumentar as coberturas vacinais tornar a vacinação algo efetivo na rotina das famílias. Ja que pelo menos uma vez por mês serão lembradas da vacinação.Efetivar a ação de imunização necessária para saúde da comunidade.

O municipio esta com tres projetos em programação: 1-O projeto acima:”sala de vacina itinerante” 2-Vacina na escola, saude da comunidade. 3-Consulta e vacina parceria que da certo.

Orientar a população sobre atualização do calendário vacinal. Promover ações coletivas de educação em saúde com a comunidade, estimular a promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da vacinação. É essencial para garantir uma saúde coletiva plena ,alem de tornar o usuário do SUS ator da construção da saude do seu pais. Politicas devem ser pensadas de acordo com a realidade de cada território a fim de garantir sucesso nas ações implantadas.

Principal

MONA LISA TERESINHA ALVES TASCA CHAGURI

Coautores

Ivanice Maria Sestari Dandaro

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba