Reorganização do processo de trabalho e produção do cuidado nas unidades de saúde da família de Quissamã a partir do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade

A atenção primária como porta de entrada preferencial do sistema e coordenadora do cuidado assim como a renovação da equipe recém admitida por concurso público desafiam a gestão a implementar o processo de trabalho tendo como principais pilares o acolhimento, vínculo e responsabilização. Para tal temos nos norteado pelo programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica (PMAQ), o qual o município fez adesão. As ações desenvolvidas foram: 1. estabelecimento de fluxograma de acolhimento que parte do princípio de receber e ouvir todas as pessoas que procuram as USFs.

Implementar o processo de trabalho tendo como principais pilares o acolhimento, vínculo e responsabilização, utilizando o programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ), o qual o município fez adesão. As maiores dificuldades são as deficiências na formação acadêmica e na incorporação da tecnologia da informação no SUS.

O monitoramento e avaliação permanente das ações pactuadas permitirão mensurar qualitativamente e quantitativamente o processo de trabalho, inclusive elegendo outros indicadores, e reconduzi-lo, se necessário, com novas estratégias desenhadas coletivamente.

Principal

Delba Machado Barros, Glaucia Favilla, Julio Cesar Pereira Pinto

delbabarrosrj@gmail.com

Coautores

Delba Machado Barros, Glaucia Favilla, Julio Cesar Pereira Pinto

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã (RJ)

Rua Conde de Araruama - Centro, Macaé - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Delba Machado Barros, Glaucia Favilla, Julio Cesar Pereira Pinto

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

12 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas