- Atenção Primária à Saúde
Clarice Miranda de Carvalho
- 04 nov 2024
O acolhimento é apontado como um dispositivo a ser utilizado para garantir acesso e atendimento aos usuários que apresentam demandas espontâneas na Atenção Básica. Acolher implica em identificar a demanda do usuário como algo individual e singular e encontrar uma resolução a partir da Rede de Atenção à Saúde. Trata-se de um desafio posto às gestões municipais no Brasil. No ano de 2017, a gestão do município de Canaã dos Carajás analisou as dificuldades de acesso do usuário e tomou a decisão de reorganizar a rede básica visando garantir o acolhimento à demanda espontânea e ampliação do acesso aos moradores. O programa Ciclo Saúde foi acionado com o intuito cooperar tecnicamente meio de uma metodologia participativa envolvendo profissionais e comunidade, visando fortalecer a atenção básica como ordenadora e garantir a equidade, integralidade, longitudinalidade, universalidade e coordenação da assistência.
Reorganizar a Atenção Primária do município de Canaã dos Carajás visando o acolhimento à demanda espontânea, a ampliação do acesso, a qualificação da gestão da informação e a melhoria da qualidade da atenção aos usuários do SUS. Construção Compartilhada de Soluções Locais visando o compartilhamento de ideias, visões e planejamento de atividades. Foram realizadas visitas diagnósticas, intercambio com o Rio de Janeiro, rodas de conversas com os profissionais e oficinas formativas entre 2017 e 2018. Todas as etapas do processo foram construídas de forma participativa entre os profissionais e a gestão municipal, de acordo com a realidade de cada território/Unidade Básica. Entre os momentos formativos a gestão realizou inúmeras reuniões junto às equipes para fins de aprimoramento do processo metodológico. Processo participativo construído a partir do território da unidade básica de saúde (UBS).
Foram mobilizados 362 profissionais, a metodologia adotada possibilitou a ampliação do acesso, o aumento do número de consultas médicas e do enfermeiro em 50%, a melhoria da qualidade da assistência, a implantação do prontuário eletrônico integrado, a expansão do horário de funcionamento com unidades abertas durante todo o dia, inclusive no horário e almoço, o acolhimento a demanda espontânea em tempo integral, atendimento por classificação de risco e vulnerabilidade e não mais por ordem de chegada, a construção de novos fluxos de atendimento, maior controle dos indicadores de saúde, maior aproximação da gestão com as equipes através da inclusão da função gerente de UBS não integrante da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o reforço da educação permanente. A reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) possibilitou a ampliação do acesso de forma direta para 49.026 pessoas e de forma indireta para todos os usuários do município, através do fortalecimento do vínculo por meio do acolhimento, da equidade através da classificação de risco e vulnerabilidade e a longitudinalidade do cuidado através do prontuário eletrônico integrado, que possibilita acessar o histórico do usuário em qualquer APS do município, melhorando a resolutividade e a qualidade da assistência à saúde.
Avenida Juscelino Kubitschek, 80 - centro, Canaã dos Carajás - Pará, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO