Relatório das atividades físicas realizadas na Academia de Saúde – Nasf

O espaço da Academia da Saúde de Mãe Dágua PB, promove saúde com qualidade e criatividade, mesmo sendo uma academia de modelo 1, cujo material é de pequeno porte, utilizamos o que temos de mais preciosos, o material humano, buscando realizar um trabalho eficaz e eficiente dentro dos padrões vigentes do Programa NASF. Este estudo avaliou as experiências exitosas vivenciadas pelos usuários da Academia de Saúde do município de Mãe D’água, com o intuito de abordar os cuidados preventivos, bem como a importância de inserir novo hábitos e estilo de vida mais saudável, obtendo uma qualidade de vida com mais longevidade.
A prática de exercícios físicos tornou-se uma necessidade do ser humano. E a idade não importa, quando se deseja ter uma vida saudável. É preciso apenas manter uma disciplina física e mental. Para quem deseja melhor qualidade de vida sem gastos financeiros, as Academias de Saúde do sistema Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) são boas opções.

No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida pelos municípios, ficando assim, mais propício à procura por parte da população. Ela deve ser o primeiro contato dos usuários com o SUS, que por sua vez, se encontra como principal portal de entrada para a Rede de Atenção Básica de Saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014). A mudança de perfil da saúde tem exigido uma transformação na maneira como se organizam e são oferecidos os serviços de saúde para garantir o acesso e os cuidados relativos ao cenário atual de agravamento das doenças e crescimento da mortalidade por condições crônicas, sobretudo no que diz respeito ao excesso de peso dando origem a obesidade criando condições para o desencadeamento de outros problemas de saúde, como a hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares (HALLAL et al, 2010). No entanto, a prática de atividade física tem se destacado como principal meio de combate a essas desordens patológicas (ARCIERO

É importante ressaltar a importância da influência do ambiente físico na adesão ao programa. Os exercícios demonstram que o acesso a instalações é uma variável ambiental que interfere na escolha da pessoa em se exercitar. A prática do exercício, além de servir de estímulo visual, chamando a atenção das pessoas para a questão da prática dos mesmos, reduz barreira físicas e psicológicas associadas ao exercício, uma vez que a proximidade do local para a prática diminui o tempo de deslocamento da pessoa.

Principal

Laendson As Silveira Cruz

fatima.saudemb@gmail.com

A prática foi aplicada em

Mãe d'Água

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Luiz Furtado de Figueiredo, 48, Centro | CEP: 58.740-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Laendson As Silveira Cruz

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

11 nov 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas