Olá,

Visitante

Relato de Experiência: A Elaboração do Fluxo de Atendimento na Rede de Atenção À Saúde no Município de Guabiruba-Sc

Durante a participação dos profissionais que compõem a equipe Nasf-AB na 2ª edição do Curso “Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase nos Nasf-AB”, ofertado pela FioCruz em 2016, foi discutido e analisado a gestão do cuidado em rede considerando a análise do percurso do usuário na rede de saúde, o dimensionamento da fila e o tempo de espera das especialidades envolvidas no município. Á partir desta reflexão iniciou uma mobilização para criação de um “fluxo de atendimento em saúde”, com o intuito de que o usuário pudesse ser encaminhado aos pontos de atenção respeitando a integralidade na assistência à saúde, de forma rápida e correta, evitando o seu deslocamento a outros setores sem a necessidade.

Ofertar o apoio matricial da equipe Nasf-AB para a ampliação da capacidade de cuidado da atenção básica e a qualificação dos encaminhamentos para os outros serviços. Foi criado um grupo condutor, com representantes de cada setor da Atenção Básica para a construção do fluxo de atendimento e melhoria do instrumento de referência e contrarreferência. Quando aprovado pela gestão municipal, o fluxo e o instrumento de referência e contrarreferência, foram apresentados para todos os setores da rede municipal. No fluxo de atendimento em saúde ficou definido que a Estratégia Saúde da Família-ESF é a porta de entrada para os usuários e serviços. A ESF acolhe o usuário e direciona com a referência para o serviço que se fizer necessário, Atenção Básica, Atenção Secundária e Atenção Terciária. o serviço acionado, após avaliação e devida conduta, realizará a contrarreferência do caso, devolvendo o usuário a ESF.

Com a implantação do fluxo de atendimento em saúde houve a necessidade de que os encaminhamentos se tornem mais qualificados. Com isso, o grupo condutor sentiu a urgência de pactuar as demandas entre os profissionais da rede de atenção à saúde com mesmo núcleo de conhecimento, por meio de protocolos de Nutrição (Nasf, Especialidade, Educação), Fonoaudiologia (Nasf, Especialidade, Educação) e Psicologia (Nasf, Especialidade, Educação, CRAS e CREAS). Impactando diretamente na reorganização da rede de atenção à saúde do município, todos os profissionais das redes passaram a trabalhar na lógica de referência e contrarreferência de forma qualificada, com a resolução das dúvidas sobre os encaminhamentos em reuniões da ESF, com o apoio do Nasf-AB.A implantação dos fluxos de atendimento em saúde, com encaminhamentos qualificados garantidos pelos protocolos acerca dos núcleos de conhecimento dos profissionais envolvidos, impactou diretamente no caminho percorrido pelo usuário nos serviços acessados. Havendo a diminuição significativa do tempo de espera para atendimento por estes profissionais, sendo possível analisar e priorizar os casos em função da gravidade, respeitando a individualidade do sujeito, ampliando o acesso aos serviços.

Principal

Cristiane Gomes Da Luz Monestel

cristianemonestel@gmail.com

Coautores

Fernanda Habitzreuter

A prática foi aplicada em

Guabiruba

Guabiruba

Guabiruba

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua General Osório, N⁰ 861, Edifício Barni, Apt⁰ 204, Bairro Guarani, Brusque-Sc, Cep 883540-480.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Patrícia Heiderscheidt

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
em Busca dos Nossos e Tecendo Laços
Santa Catarina
Práticas
Integração da saúde e da comunidade no município de Santa Rosa de Lima (SC)
Santa Catarina
Práticas
Centro de Atenção A Criancas e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (Cavs) de São Jose/Sc
Santa Catarina
Práticas
Saúde na Comunidade: Levando o Serviço de Saúde para A Prática Cotidiana com Olhar na Atenção Básica
Santa Catarina
Práticas
Trajetória de Implantação da Residência em Medicina de Família e Comunidade, Município de Pequeno Porte no Interior de Sc: Benedito Novo Cenário de Prática Ensino-Serviço no Sus
Santa Catarina
Práticas
Caminhos para Proteção – Prevenção de Violência Sexual na Infância
Santa Catarina
Práticas
Institucionalização da Assistência Farmacêutica no Município de Pomerode
Santa Catarina
Práticas
Coapes como Ferramenta para Fortalecer Os Processos Educativos na Atençao Basica
Rio Grande do Sul
Práticas
Educação em Saúde Entre Fronteiras do Mercosul como Fonte de Rastreamento e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis
Rio Grande do Sul
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar A Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses
Rio Grande do Sul