Olá,

Visitante

Registro de Espécies Medicinais do Horto Medicinal do Programa Farmácia Viva no Site Splink.Org Como Garantia de Qualidade e Rastreabilidade, São Bento do Sul, Sc.

Período de Realização: Julho de 2018 até o presente momento. Objeto da Experiência: Plantas Medicinais do Farmácia Viva no Specieslink.org. Objetivo da Experiência: Relatar a importância do registro das espécies medicinais do Horto do Farmácia Viva em site de coleções biológicas. Metodologia: As espécies cultivadas no Horto Medicinal do Farmácia Viva são identificadas pelo biólogo integrante da equipe, que realiza a coleta e faz o registro fotográfico. Após preparo da exsicata e envio para o Herbário da FURB (denominado Herbário Dr. Miguel Klein) as mesmas recebem um número de registro. O biólogo, que possui coleção botânica registrada no site Specieslink.org, faz o registro da exsicata no site e publica as fotos das espécies do Farmácia Viva. Análise Crítica: A Coordenação do Farmácia Viva de São Bento do Sul está comprometida com a garantia da matéria-prima vegetal produzido na cadeia produtiva. O registro das espécies cultivadas tanto no herbário quanto no site (www.splink.org) são considerados procedimentos de controle de qualidade pela equipe do Programa. Estes procedimentos são preditores da seriedade com que o município faz a gestão da política de Plantas Medicinais, considerando todos os aspectos: desde o cultivo até a dispensação. Conclusões: O registro das espécies medicinais cultivadas no Farmácia Viva, tanto em Herbário quanto na internet, permitem rastreabilidade destas plantas e garantem a qualidade da Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais municipal. As mudas e a matéria-prima vegetal provenientes do Horto medicinal do Farmácia Viva apresentam certificação de origem e possuem sua identificação botânica comprovada e registrada.

Criar recursos para garantir rastreabilidade de plantas medicinais e lotes de drogas vegetais produzidas no Programa Farmácia Viva. Um dos grandes gargalos dos programas de fitoterapia no Brasil é a falta de identificação botânica das espécies utilizadas e a falta de registro destas espécies em herbários oficiais.

O registro das espécies medicinais cultivadas no Farmácia Viva, tanto em Herbário quanto na internet, permitem rastreabilidade destas plantas e garantem a qualidade da Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais municipal. As mudas e a matéria-prima vegetal provenientes do Horto medicinal do Farmácia Viva apresentam certificação de origem e possuem sua identificação botânica comprovada e registrada.

Principal

Ana Carla Koetz Prade

farmaciaviva@saobentodosul.sc.gov.br

A prática foi aplicada em

São Bento do Sul

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Hans Dieter Schmidt, 471, Centenário.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Carla Koetz Prade

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Grupo de Auriculoterapia – Saúde Mental na APS
São Paulo