Olá,

Visitante

Reestruturação e Implantação do Novo Modelo de Farmácia em Unidade Básica de Saúde no Município de Caruaru/Pe: Relato de Experiência

o aumento dos custos com os cuidados à saúde é considerado uma ameaça real para a sobrevivência, em longo prazo, de qualquer sistema de assistência à saúde, privado ou público. No município de Caruaru, agreste de Pernambuco, como na maioria dos municípios do país, a maior necessidade e abrangência dos cuidados com a saúde da população aumentam a procura por medicamentos nas unidades de saúde. A proposta da experiência foi reestruturar a assistência prestada ao paciente, através da unificação de um dispensário de medicamentos e uma farmácia exclusiva para medicamentos sujeitos a controle especial, tanto o dispensário quanto a farmácia não tinham estrutura para acomodar os usuários e não contavam com efetivo controle logístico. Com essa estratégia, pretendeu-se ampliar o acesso à assistência farmacêutica e promover o uso racional de medicamentos, contribuindo com a equipe de saúde e na qualidade da assistência prestada ao paciente.

A presente experiência teve como objetivo promover o uso racional de medicamentos, a segurança do paciente, um atendimento de forma qualificada e humanizada, bem como otimizar e gerenciar o uso dos recursos empregados no componente básico da assistên Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, tipo relato de experiência, tendo como base metodológica a intervenção quando da percepção da problemática no modelo anterior de uma farmácia da atenção básica no município de Caruaru/PE. Foi realizado levantamento do número de pacientes atendidos no período de maio a dezembro de 2017, no que concerne aos medicamentos sujeitos a controle especial, bem como a implicação do valor financeiro investido com medicamentos na referida unidade e dispensário, além da estrutura física disponível para atender o público em questão. Os dados obtidos foram analisados, resultando na necessidade de implementação de um novo modelo de farmácia que atendesse com êxito a referida demanda.

A reestruturação física da farmácia foi realizada no início de 2018 com reinauguração em 24 de abril do mesmo ano. Comparando-se o período de maio a dezembro de 2017 frente ao mesmo período de 2018, observou-se que a farmácia obteve um aumento de aproximadamente 99,4% no atendimento, uma vez que a melhor estrutura estimulou a procura, de modo inverso ao aumento de atendimentos, houve economia de 32,8% dos custos quando comparado ao modelo anterior, dado a qualificação da dispensação e implantação dos controles informatizados e agendamento dos retornos ao serviço, através do Hórus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, possibilitando um melhor acompanhamento dos dados, além de controle e redução dos custos.A implementação do novo modelo de farmácia representou uma economia de recursos de forma significativa, tanto na aquisição de medicamentos, quanto na logística de distribuição, aumentou o número de usuários e disponibilidade de orientação farmacêutica, os pacientes passaram a ser atendidos em ambiente climatizado, sem exposição ao sol e chuva, acomodados durante a espera pelo medicamento, além de ser instalado o serviço de painel eletrônico, mensurando o tempo médio de espera.

Principal

Jean Batista De Sá

jean.sinp@gmail.com

Coautores

Cristiane Gomes Lima, Everthon Wagner Da Silva Farias, Herberbett Emmanuel Ramos Gonçalves, Nathana Yngreti Marques Magalhaes, Taciana Estanislau De Carvalho

A prática foi aplicada em

Caruaru

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Av. Vera Cruz, Nº 654, São Francisco

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Francisco De Assis Da Silva Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal