PROTOCOLO DE FÓRMULAS ALIMENTARES NA 01° INFÂNCIA: AÇÕES INTERSETORIAIS NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS

Segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo caracteriza-se quando a criança é alimentada apenas com o leite materno. No entanto, caso não seja possível, por questões clínicas da genitora ou da criança, recomenda-se o uso de fórmulas alimentares, que ofereçam níveis de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, micronutrientes, compostos bioativos) semelhantes ao leite humano, visando componentes que atuem nas necessidades nutricionais, fisiológicas, cognitivas e imunológicas e, consequentemente, saúde e crescimento adequado infantil.
Contudo, as fórmulas que são indicadas para crianças com algum tipo de patologia necessitam ter todos os componentes necessários para o desenvolvimento saudável, por isso possuem um alto custo para serem compradas de maneira rotineira. Por conta deste valor, torna-se inacessível para determinadas famílias que não tem condições socioeconômicas.
Diante desse cenário, o município de Queimadas localizado a 137 km da capital paraibana, implementou de maneira intersetorial um protocolo de dispensação de fórmulas alimentares para as crianças e famílias que não possuem condições financeiras para adquiri-las regularmente. Esta ação é conduzida por meio da ação da E-multi, Farmácia Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, onde buscam garantir o direito à nutrição adequada na primeira infância.

Instituído desde 2021, o protocolo de dispensação de fórmulas alimentares para crianças, precisa que ocorra a comprovação clínica e socioeconômica delas, a verificação e comprovação dos dados, inicialmente são encaminhadas pelos profissionais enfermeiros ou médicos das Unidades de Atenção Básica para as especialidades da E-multi, que são: pediatria, nutrição e serviço social.
Os critérios analisado são:
a) Nutrição – mediante avaliação nutricional das crianças.
b) Pediatria – mediante avaliação clínica e as patologias de base.
c) Assistência Social – mediante avaliação social e da vulnerabilidade e questão socioeconômica dos indivíduos é comprovado a veracidade da condição, com caráter ambulatório e/ou domiciliar.

Além disso, o protocolo assistencial é direcionado para aqueles que tenham comprovação de residência no município de Queimadas de 03 a 06 meses, certificação de cartão de vacina atualizado e deverá ter o laudo prescrito pelos profissionais especializados.
Após a comprovação por meio da equipe E-multi e entrarem nos critérios supracitados, ocorre o encaminhamento para o cadastro social e farmacêutico, onde:
a) C. Social – mediante apresentação dos laudos citados e documentação solicitada será realizado cadastro e encaminhado para o setor da farmácia municipal.
b) C. Farmacêutico – cadastro mediante apresentação dos laudos e documentação e realização da dispensação das fórmulas alimentares para os usuários

Desde o início da implementação do protocolo, diversas crianças foram contempladas com o recebimento das fórmulas, sendo – atualmente – acompanhado um quantitativo de 17 usuários. Além disso, todas as crianças tiveram atendimentos presenciais de cunho clínico e nutricional, ambas com a frequência regular e além de atualização no processo de dispensação na farmácia básica, ademais, vale ressaltar que são residentes em zona urbana e rural.
Durante o desenvolvimento da ação, majoritariamente o público masculino, com faixa etária variando entre 01 mês a 02 anos, como também, o quadro clínico referente com maior número de dispensação é a alergia proteína do leite de vaca que é caracterizada por reação imunológica a caseína, alfa-lactoalbumina e beta lactoglobulina visto na composição nutricional deste alimento e seus derivados, totalizando 08 crianças.
Além das fórmulas que são distribuídas para as crianças pequenas, as que possuem idade superior a 2 anos recebem suplementação hipercalórica, ou seja, apresentam alto teor energético para os quadros clínicos referentes à cardiopatia e paralisia cerebral, onde existe necessidade de acompanhamento de evolução clínica.
Cabe citar, que ao longo do acompanhamento dos protocolos das crianças, ocorre à aproximação da proporcionando maior estímulo e envolvimento na participação do acompanhamento infantil, evidenciando assim a relevância do protocolo e do serviço disponibilizado.

Diante de tudo o que foi citado acima, a implementação do protocolo de dispensação de fórmulas alimentares para crianças na primeira infância em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município de Queimadas-PB, é de suma importância para a saúde infantil, pois permite que o direito à nutrição adequada na primeira infância seja respeitada, além de minimizar os impactos negativos à saúde e promovendo equidade no acesso à alimentação de maneira especializada.
Além disso, o desenvolvimento de uma relação intersetorial permite que ocorram discussões de caso clínico entre os profissionais da Atenção Primária, E-multi e Farmácia Municipal. Permitindo que ocorra a elaboração de estratégias para auxiliar na segurança clínica e social das crianças e garantir a assistência requerida.

Principal

Jôziene Ferreira da Silva

ferreirajoziene@gmail.com

Nutricionista

Coautores

Alexia Prutusca Oliveira Aragão, Claudia Rossana Beserra Simplicio, Eliane Nunes da Silva, Jôziene Ferreira da Silva, Tassya Rebecka Neves Araújo, Thauanna de Souza Silva, Shirley Pereira da Paiva Alves

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emanuely de Farias Albuquerque

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

02 fev 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io