Olá,

Visitante

Prontuário Eletrônico: uma Evolução do Sistema de Tecnologia Narede Municipal de Saúde

LEVANTAMENTO DA NECESSIDADE DE EQUIPAMENTOS, COMO COMPUTADOR, IMPRESSORA, NOBREAK, ESTABILIZADOR, SWIT, CÂMERA E FONE DE OUVIDO, ABRANGENDO OS SETORES QUE DEMANDAM O USO, SENDO ELES: RECEPÇÃO, ACOLHIMENTO, CONSULTÓRIO MÉDICO, DE ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA E SALA DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS). HOUVE A VERIFICAÇÃO DO SINAL DE INTERNET NESTAS UNIDADES PARA QUE NÃO HOUVESSEM ENTRAVES NO MOMENTO DO ATENDIMENTO. APÓS ANÁLISE DA DEMANDA FORAM ADQUIRIDOS OS EQUIPAMENTOS POR INDICAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR COM RECURSO FEDERAL E RECURSO PRÓPRIO. O PRÓXIMO PASSO FOI A IMPLANTAÇÃO DO PEP, FORNECIDO PELA EMPRESA TERCEIRIZADA POR MEIO DE ADESÃO AO CONSÓRCIO CIM PEDRA AZUL. INICIALMENTE FOI UTILIZADO APENAS PARA O AGENDAMENTO DOS PACIENTES, SENDO MANTIDO O PRONTUÁRIO FÍSICO POR UM TEMPO. APÓS VÁRIAS CAPACITAÇÕES EM PARCERIA COM A EMPRESA PARA AS DIVERSAS CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO, INICIAMOS A UTILIZAÇÃO DO PEP. NESTE PERÍODO FOI IMPORTANTE O APOIO TÉCNICO REMOTO E PRESENCIAL PARA SANAR AS DÚVIDAS. À MEDIDA QUE OS PROFISSIONAIS UTILIZAM O PRONTUÁRIO, NOVAS SUGESTÕES MELHORAVAM A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA. COM OS DADOS INFORMADOS CORRETAMENTE, POSSIBILITOU-SE A REALIZAÇÃO DE BUSCA ATIVA PELA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NAS INVESTIGAÇÕES DE AGRAVOS, ÓBITOS, ENTRE OUTRAS. VISANDO A CONTINUIDADE DO SERVIÇO, QUANDO UM NOVO PROFISSIONAL INICIA O TRABALHO, É AGENDADO UMA CAPACITAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ANTES DE IR PARA O CAMPO DE TRABALHO.

OS SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO ESSENCIAIS PARA A QUALIDADE DE VIDA DASPESSOAS, SEJA ELE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA OU TERCIÁRIA. DEVENDO SER UM SEGUIMENTO ASSISTENCIAL ENTRE OS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE, NO INTUITO DE PADRONIZAR O REGISTRO DAS INFORMAÇÕES DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES. A GESTÃO INICIOU O PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO EM 2018 NAS CINCO UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS), SENDO ELAS: MINETE, VILA DA MATA, CAXIXE, VARGEM GRANDE E SÃO JOÃO DE VIÇOSA. NESTAS UNIDADES ESTÃO VINCULADAS DEZ EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) E 5 EQUIPES DE SAÚDE BUCAL (ESB), ONDE SÃO OFERTADOS OS ATENDIMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS). CONTAMOS TAMBÉM COM UMA POLICLÍNICA MUNICIPAL, ONDE SÃO OFERTADOS ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS, ESTE ESTABELECIMENTO TAMBÉM PASSOU PELO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO. APÓS A ADEQUAÇÃO DAS UNIDADES FOI POSSÍVEL IMPLANTAR O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP). DESTA FORMA, OS ATENDIMENTOS REALIZADOS NO PRIMEIRO NÍVEL DE ATENÇÃO, OU SEJA, NA ATENÇÃO PRIMÁRIA, TEM SEGUIMENTO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA, ONDE SÃO REALIZADOS OS ATENDIMENTOS PELOS ESPECIALISTAS DA REDE MUNICIPAL.

A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE POSSIBILITOU O ACESSO DO PROFISSIONAL AS INFORMAÇÕES DO CIDADÃO EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE, ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES E GERENCIAMENTO DAS AGENDAS DE CONSULTAS, ALÉM DE TER RESOLVIDO O PROBLEMA COM A LETRA ILEGÍVEL NAS RECEITAS, PEDIDOS DE EXAMES E ENCAMINHAMENTOS, O QUE CAUSAVAM TRANSTORNOS PARA PROFISSIONAIS E PACIENTES. POSSIBILITOU O PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE PARA A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, ASSIM COMO O PROCESSO DE COMPRA DE MATERIAIS. PERMITIU A GESTÃO FAZER ADESÃO AO PROGRAMA DE APOIO A INFORMATIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS DADOS DA APS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS), CUJO RECURSO É 16 MIL REAIS MENSAIS. SENDO OS DADOS PARA MONITORAMENTO DO RECURSO EXPORTADO SEMANALMENTE PARA O ESUSAB, MANTENDO O CUSTEIO DA INFORMATIZAÇÃO. OUTRO PONTO POSITIVO NESTE PROCESSO SÃO OS RELATÓRIOS GERADOS PARA O DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E INSTRUMENTOS DE GESTÃO, PERMITINDO AVALIAÇÃO EM TEMPO OPORTUNO E MEDIDAS DE AJUSTES.

Principal

Elizeth Carlos Vieira Toledo

elizethcvt@gmail.com

A prática foi aplicada em

Venda Nova do Imigrante

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

Avenida Américo Evande Comarela, Esplanada

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Elizeth Carlos Vieira Toledo

Conta vinculada

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Farol da Saúde: Monitoramento e Planejamento Estratégico em Saúde no Município de Soledade/Pb
Paraíba
Práticas
O Município de Itaperuna Inovando no Acompanhamento, Controle e Avaliação Aos Prestadores de Saúde.
Rio de Janeiro
Práticas
Ações da Gestão Municipal para o Enfrentamento da Pandemia Covid 19 em Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Relato da Cooperação Entre a Prefeitura de Quissamã e a Universidade Federal do Rio de Janeiro -Campus Macaé para o Enfrentamento da Covid 19
Paraíba
Práticas
Projeto e Agora, Gestor?
Paraíba
Práticas
Regulação do Acesso e Planejamento em Saúde: uma Parceria de Sucesso.
Santa Catarina
Práticas
Contratualização na Ses-DF: Resultados da Implantação de Metas nas Regiões de Saúde da Secretaria de Saúde do DF.
Distrito Federal
Práticas
Desafios para Manutenção do Vínculo e da Co-Repsonsabilização Frente a Ausência do Profissional Médico – a Equipe Multiprofissional de Saúde Sendo a Referência de Cuidado em Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
A Atuação do Conselho Local de Saúde na Gestão da Estratégia de Saúde da Família.
Rio Grande do Sul
Práticas
Programa Municipal para Suporte Técnico Profissional Frente À Reformulação da Pnab.
Paraná