Olá,

Visitante

Promovendo A Saúde do Homem: Rompendo Os Entraves e Ampliando A Oferta de Serviços

Os agravos a saúde do homem é tema que suscita significativas problemáticas e questionamentos. É compreendida por um problema de saúde pública que envolve os mais diversos aspectos, desde socioculturais até político-econômicos. Diante deste cenário singular que circunda a masculinidade, muitos profissionais da saúde identificam uma reduzida participação deste público nos serviços de saúde, bem como uma certa resistência em buscar estes serviços. em meio a esta realidade, planejou-se proporcionar atendimentos em horários e datas divergentes a rotina das Unidades Básicas de Saúde, no mês de novembro alusivo a promoção a saúde do homem, com a finalidade de resgatar e conquistar este público para poder juntos promover saúde e, desta forma, está prevenindo doenças e agravamento das patologias, sabendo que, na maioria dos casos, quando vem buscar os serviços da saúde já buscam a rede de média e/ou alta complexidade, haja visto a gravidade do caso.

Facilitar e ampliar o acesso do público masculino aos serviços da saúde com a finalidade de fortalecer a atenção básica e melhorar o atendimento, a qualidade e resolubilidade dos serviços de saúdePromover saúde com ênfase na expansão dos serviços da as ações de promoção a saúde, restringiram-se a atendimentos médicos e de enfermagem a toda população masculina que buscou ser atendido, no turno da noite, durante três datas disponibilizadas no mês de novembro do ano de 2018, sendo realizados no prédio da Policlínica no referido município nos horários das 19:00 as 22:00. Para fins de divulgação e convite foi utilizado meios de comunicação ( Whatsapp, radio e demais redes sociais) e informes verbais nas unidades de saúde e pelos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares.

o Projeto obteve êxito, tendo em vista que a busca pela assistência foi bastante expressiva, totalizando uma média de 170 atendimentos nos três turnos disponibilizados, bem como os relatos ouvidos pela população em questão, que veio a surpreender a todos, por muitos expressarem a vontade de adotar praticas saudáveis a fim de prevenir doenças e a satisfação, dos mesmos, em estarem tendo a oportunidade de serem ouvidos pelo médico e demais profissionais da saúde. E quanto a pouca procura aos serviços da saúde, os homens que foram atendidos, justificaram que inúmeras vezes não buscam os mesmos por não possuírem disponibilidade de tempo condizente com os horários de atendimentos das Unidades Básicas de Saúde.Destarte, os homens têm buscado aderir as formas e tratamentos de promoção a saúde defendidos pelos serviços da saúde mesmo diante de tantas ocupações. Logo, ressalta-se a necessidade dos municípios viabilizarem serviços e uma assistência a saúde que venha facilitar e ampliar o acesso a estes serviços para os homens. E, constantemente, avaliar o projeto-piloto a fim de sempre está contribuindo para as melhorias dos serviços e das ações por meio do monitoramento das ações.

Principal

Lanísia Bianca Passos De Oliveira Cunha

biancapassos_1@hotmail.com

Coautores

Gabrielly De Oliveira Cunha

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Manoel Henrique Da Costa, 154. Bairro: Centro. Esperança-Pb

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ana Lígia Passos Meira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal