Olá,

Visitante

Promoção da saúde através do teatro

As atividades de promoção da saúde através do teatro acontecem no Centro Municipal de Saúde Américo Veloso desde 2008. São diversas atividades que trabalham com a premissa de que as práticas relacionadas ao teatro, por si só, desenvolvem, no âmbito da promoção da saúde, todos os aspectos da comunicação que são trabalhados em sessões fonoaudiológicas quando os transtornos já estão presentes. Contamos com a participação dos jovens do Rap da Saúde, projeto da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro, de formação de jovens como agentes promotores da saúde e com a articulação intersetorial através da parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estácio de Sá e Centro de Teatro do Oprimido. Contação: estimulação da leitura e da comunicação, em todos os seus aspectos, de forma lúdica, através de contação de histórias e brinquedos cantados. Conta com a participação dos jovens do Rap da Saúde. Atividade de livre demanda, sem necessidade de encaminhamento, nem restrição de faixa etária. Aula de Teatro do Oprimido: aula de teatro para jovens com a metodologia do Teatro do Oprimido, desenvolvida por Augusto Boal. Parceria com o Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Conta com a participação dos jovens do Rap da Saúde. Aula de teatro intergeracional: aula de teatro voltada para o público adolescente e adulto. Parceria com o Programa de Extensão Teatro em Comunidades do curso de Licenciatura em Teatro da Unirio. Faixa etária contemplada: a partir de 13 anos. Ações teatrais: peças curtas e intervenções teatrais com temas de saúde relacionadas aos diferentes serviços da unidade. Parceria com o curso de Licenciatura em teatro da Universidade Estácio de Sá.

A prática atua no desenvolvimento da comunicação sob a perspectiva da promoção da saúde. Acredita-se que através do teatro é possível criar um ambiente de interação saudável e acolhedor onde as pessoas possam se expressar com liberdade, desenvolvendo aspectos relacionados à fala, linguagem e voz dos participantes.

Acredito que a longevidade das atividades, que seguem ininterruptamente há catorze anos, se deva a dois principais motivos: a parceria com a universidade e o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido por parte da direção da unidade, que permite que uma profissional se dedique durante boa parte da sua carga horária semanal às atividades de promoção da saúde. É importante ressaltar que a continuidade da contação e das aulas de teatro é o que permite que se observe o crescimento das pessoas envolvidas e os ganhos relativos à saúde e qualidade de vida.

Principal

Clarisse Lopes

clarissemlopes@gmail.com

Coautores

Clarisse Lopes

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Centro Municipal de Saúde Américo Veloso

Rua Gerson Ferreira, 100 - Ramos, Rio de Janeiro - RJ, 21030-152

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Clarisse Lopes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

26 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba