Olá,

Visitante

Projeto Sons no SUS: a Música Como Ferramenta de Cuidado para os Ambientes do SUS Aracaju.

O Projeto Sons no SUS faz parte do Centro de Educação Permanente da Saúde de Aracaju, está situado no eixo Inovação em Saúde, que fomenta a dimensão subjetiva do viver através das conexões arte-saúde-educação. Os ambientes da saúde são facilmente identificados como lugares desagradáveis, dessa forma, precisamos de estratégias inovadoras para incentivar o cuidado à saúde. Reconhecendo a música como ferramenta de fácil acesso, o Sons no SUS, alicerçado na PNH (Política Nacional de Humanização), trabalha a melhoria dos ambientes do SUS Aracaju, conectando os usuários à música e aos afetos que acontecem nas intervenções musicais por onde tem passado. Os estudos provam que a música tem o poder de nos transportar de um lugar para o outro sem necessariamente sairmos do lugar nos reconhecemos no ritmo, na melodia e na letra de determinada canção e sentimos uma mudança no nosso humor, nos sensibilizamos através disso, tornamos possível sorrisos, gestos e encontros mais humanos.

•Utilizar a música para a melhoria da qualidade do ambiente nos serviços do SUS •Inovar na oferta de cuidado para usuários e trabalhadores do SUS •Estimular uma cultura de utilização da arte como elemento terapêutico no SUS •Investir na formação de musicaO Sons no SUS trabalha com Intervenções Musicais que duram em média 40 a 50 minutos. Nesse período, entramos na unidade tocando instrumentos e de surpresa. Circulamos, então, todo o ambiente de saúde ao qual fomos convidados e buscamos nos conectar musicalmente com todas as pessoas que ali estão, através das canções, sorrisos e olhares, toda comunicação entre os músicos e usuários são feitas musicalmente. Ao fim, saímos tocando e nos despedindo também musicalmente.

O projeto Sons no SUS existe desde 2012, de lá pra cá várias pessoas foram afetadas pelas intervenções em Unidades Básicas de Saúde, Maternidades, Hospitais de Urgência e Emergência, CAPS, Residências Terapêuticas e eventos da Saúde dos mais diversos. As experiências tem produzidos resultados bastante satisfatórios e contribuído de forma positiva inovando na produção de saúde através da arte dentro da clínica ampliada.

Principal

Samuel Andrade Rocha Silva

samuel.silva@aracaju.se.gov.br

A prática foi aplicada em

Aracaju

Sergipe

Nordeste

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

mayaragoncalves.job@gmail.com

11 set 2016

e atualizada em

22 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Práticas Integrativas e Complementares na Atenção em Saúde Mental: A Experiência de um Caps-Ad na Região dos Caétes
Pará
Práticas
O cuidado da saúde nos terreiros de religiões de matriz africana, do Vale do Rio do Sinos, pelo uso de plantas medicinais e litúrgicas: um patrimônio cultural e natural
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da aromaterapia na redução da medicalização no tratamento da hipertensão
Espírito Santo
Práticas
Benefícios da Terapia Floral para o Equilíbrio de Questões Emocionais
Espírito Santo
Práticas
Retomada da Prática de Yoga Como Forma de Promoção À Saúde Após o Advento da Vacinação para Covid 19
Santa Catarina
Práticas
Práticas Integrativas Como Estratégia de Ressignificação do Cuidado em Saúde
Amazonas
Práticas
Práticas Integrativas e Complementares Como Forma de Cuidado Aos Profissionais da Saúde no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Hipnoterapia
Santa Catarina
Práticas
Plantas Medicinais Aromáticas e Aromaterapia
Santa Catarina
Práticas
Programa Coração Saudável
Paraíba