Olá,

Visitante

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. o Concurso de Desenhos e Poesias

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Proporcionar aos alunos da rede pública e privada informações atualizadas sobre prevenção em DST, HIV, AIDS. Com isso, realizaram-se palestras informativas e de orientação sobre o assunto para os alunos do 6º ao 9º ano e ensino médio, das escolas dos 18 municípios de abrangência do CISCOPAR. Além das palestras os alunos tiveram a oportunidade de participar de dois concursos, um de poesia e outro de desenho, no qual os alunos tiveram que criar de forma inédita obras que falassem da questão de prevenção de DST/HIV/AIDSEm 2014 o tema abordado foi “DST/HIV/AIDS: CRIANDO ARTE PARA QUE A ARTE CRIE NOVOS PENSARES!”. Tal tema foi escolhido visto a oportunidade de trabalhar a prevenção de uma maneira lúdica e reflexiva, afinal, quando produzimos algo estamos de antemão pensando, avaliando e construindo. Assim a proposta de envolver a arte com tal temática vem de encontro a criar novas possibilidades de discussões para a população infanto juvenil. Em números, tivemos uma participação em palestras de 6050 alunos dos 18 municípios.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: São realizadas palestras aos alunos do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de todos os colégios públicos e privados dos 18 municípios de abrangência do CISCOPAR com a realização das palestras a escola torna-se credenciada a participar do concurso de desenho e poesia.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Segundo dados do boletim epidemiológico, houve um aumento na taxa de infecção entre jovens entre 15 a 24 anos. Cerca de 120% em jovens de 15 a 19 anos e 75% nos jovens de 20 a 24 anos. Visto isso se percebe a necessidade da implantação deste projeto aos alunos da faixa etária abordada.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: O projeto teve início em 2010 com o concurso de desenho e desde então vem ocorrendo anualmente de junho a outubro, com apresentação das palestras e a produção dos desenhos e poesias. A participação e envolvimento do Núcleo de Educação é fundamental para o desenvolvimento e sucesso do projeto. A cerimônia de premiação ocorre sempre no dia 1º de dezembro em comemoração ao Dia Mundial de Combate a AIDS.

O projeto Saúde e Prevenção nas escolas visa promover a educação preventiva e continuada em DST, HIV, AIDS nas escolas, construindo um processo de transformação da realidade, ampliando o conhecimento dos adolescentes e estimulando a conscientização da importância da prevenção, a partir do concurso de desenho e poesia que é fundamenta do projeto. O concurso se dá durante o período de maio a outubro, sendo finalizado na data de 1º de dezembro, quando ocorre a cerimônia de premiação com uma grande mobilização numa MOVIMENTO PELA VIDA.

Verificaram-se resultados positivos e a cada ano maior adesão das escolas com crescente participação dos alunos nos concursos.Com esta experiência estimula-se os jovens a ampliar os seus conhecimentos fora da sala de aula, fazendo com que os mesmos se dediquem um tempo nestes assuntos tão polêmicos. O concurso de desenhos e poesias dentro do Projeto de Saúde e Prevenção nas escolas configura-se como ação preventiva no campo das DST´s, HIV, AIDS e Hepatites Virais e trabalha, além disso, questões que visam à desconstrução de preconceitos a pessoas soropositivas para HIV. Buscando trabalhar e preparar jovens e adolescentes da sociedade.Com esta experiência é possível dar um passo para auxiliar alguém a ser mais consciente, quer seja num atendimento, num aconselhamento, através das aulas, palestras, reuniões ou ações que fazem a diferença. Assim o CISCOPAR engajado com a prevenção do HIV se propõe a fazer tais trabalhos para além do conhecimento possibilitar práticas mais saudáveis.

Principal

Vilmar Covatti

A prática foi aplicada em

Toledo

Paraná

Sul

Instituição

Rua Rodrigues Alves, 1437

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Vilmar Covatti

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba