Olá,

Visitante

Projeto Rede C@Ps

Resumo: O Projeto de Apoio a Rede de Atenção Integral e Assistência a Saúde Mental – Rede c@ps – uma ferramenta de divulgação de informações sobre Saúde Mental Integral através do compartilhamento de materiais de leitura, filmes e documentários, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção a saúde mental por meio de uma mapa interativo. Objetivo: Divulgar endereços de Centro de Atenção Psicossocial

Frente a constante dificuldade para localizar os Centros de Atenção Psicossocial ? CAPS em diferentes municípios foi pensada uma proposta para divulgação de seus endereços. Compreendendo a fragilidade do formato de lista, entre eles a impossibilidade de localização e escolha do local por proximidade e compreensão das unidades como Rede, a inviabilidade de conhecer localidades com vazios de atendimento ou localização por categoria de serviço oferecido foi pensado a elaboração de um mapa interativo com a localização de todos os Centros de Atenção Psicossocial ? CAPS do território nacional. Assim surgiu o Projeto de Apoio a Rede de Atenção Integral e Assistência a Saúde Mental – Rede c@ps – uma ferramenta de divulgação de informações sobre Saúde Mental Integral através do compartilhamento de materiais de leitura, filmes e documentários, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de locais de atenção a saúde mental por meio de uma mapa interativo. Assim o Rede c@ps visa colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede de Atenção Psicossocial. O Projeto Rede c@ps foi desenvolvido para a disciplina Pesquisa e Divulgação da Ciência do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 02/2012. A princípio a atividade consistia no planejamento de um projeto de pesquisa e estratégias de divulgação dos resultados voltado para a divulgação da ciência. Com o desenvolvimento do trabalho o projeto ganhou nome e forma. Hoje conta com a coordenação de um dos membros do grupo de trabalho original. O objetivo principal é colaborar com a divulgação de informações que muitas vezes se perdem no caminho. Consideramos que diversos mecanismos e atividades de atenção a saúde mental são desconhecidos pela população e, em muitos momentos, mesmo pelos próprios profissionais de saúde. Percebemos que o projeto inicial ja não comporta nossas expectativas, e talvez seja por isso que ele tenha saido da sala de aula e se alojado na sua frente.

Principal

Autor entrar em contato com o IdeiaSUS

A prática foi aplicada em

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Um olhar Sobre os Acumuladores no Território de São Miguel Paulista, no Desafio de Um Trabalho Multiprofissional Intersetorial, Visando À Atenção Integral.
São Paulo
Práticas
Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Básica
Maranhão
Práticas
Caravana Assistência Farmacêutica: perfil epidemiológico dos usuários assistidos pelo programa de saúde mental do município de Joaquim Nabuco (PE)
Pernambuco
Práticas
Saindo das Sombras – da Notificação À Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental
Santa Catarina
Práticas
A Auto Medicação de Psicotrópicos na Comunidade de São Bentinho – Pb
Paraíba
Práticas
Horta Posto 11
Rio de Janeiro
Práticas
Pais Como Co-Terapeuta das Crianças Assistidas no Programa de Atenção a Saúde Mental – Paps
Bahia
Práticas
” Loucos por Bola”
Paraíba
Práticas
Relato de experiência na formação de profissionais em saúde mental em Macaíba (RN)
Rio Grande do Norte
Práticas
A Construção Coletiva Virtual da Gestão Autônoma de Medicação em Tempos de Pandemia
Bahia