Olá,

Visitante

Projeto Maria, Maria: mulheres no climatério

…Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho, sempre…quem traz no peito esta marca, possui a estranha mania de ter fé na vida…Maria, Maria, mistura de dor e alegria… Assim surgiu o desejo de realizar-se um trabalho de apoio às mulheres no climatério.O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo na mulher, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Fase de mudanças que tem sido, muitas vezes, alvo de muitos mitos e mal entendidos. Percebe-se, neste período, não só mudanças corporais, mas também alterações emocionais, que podem comprometer a qualidade de vida destas mulheres. Diante disto, vê-se a necessidade de se criar um atendimento específico para estas usuárias neste período de suas vidas.O Projeto foi iniciado em agosto de 2013, estando em funcionamento até os dias de hoje.São realizados 04 encontros mensais, 01 a cada semana. Grupos de até 08 mulheres. As reuniões são baseadas em palestras, oficinas, troca de experiências, atividades físicas específicas para o climatério (exercícios de relaxamento, alongamentos, aeróbicos, fortalecimento muscular, conscientização corporal e exercícios específicos para assoalho pélvico). São utilizados recursos e materiais de acordo com a necessidade de cada profissional envolvido, bem como sua finalidade em cada encontro. As reuniões são realizadas na Unidade de fisioterapia do SUS- Mateus Leme, em sala adequada. A equipe multiprofissional é formada por: Psicólogo, médico, fisioterapeuta, nutricionista, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e auxiliares administrativos. A duração de cada reunião é de cerca de 01 h. Em todas as reuniões são realizados exercícios físicos específicos. Sempre que possível, é oferecido lanche às participantes. Cada grupo deve participar de 05 encontros: – 1º: Climatério e menopausa- diferenças, aspectos e implicações- 2º: Sexualidade e climatério- 3º: Exercícios físicos- necessidade e importância – 4º: Alimentação no climatério- 5º: Qualidade de vida e climatério.

Criar um espaço, adequado e específico, onde as mulheres que passam pelo climatério, possam colocar suas dúvidas e anseios, oferecendo informações e conhecimentos sobre o climatério, para que as usuárias elaborem suas dificuldades

Principal

Mônica Nogueira Moreira, Naara de Freitas Parreiras Diniz, Elisane Ribeiro C. Barbosa

saude@mateusleme.mg.gov.br

A prática foi aplicada em

Mateus Leme

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

RUA GETÚLIO VARGAS Nº 600 - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Mônica Nogueira Moreira, Naara de Freitas Parreiras Diniz, Elisane Ribeiro C. Barbosa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

01 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Acesso facilitado ao mamógrafo itinerante: identificação precoce do câncer de mama
Paraíba
Práticas
O Papel do Samu na promoção em saúde com educadores e cuidadores de crianças com TEA
Paraíba
Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba