O projeto é desenvolvido em Barreirinha/AM, localizado no Baixo-Amazonas distantes há 331 km da capital Manaus. O Público-Alvo são idosos que participam do grupo de socialização na Academia de Saúde. A abordagem foi construída a partir de metáforas botânicas e filosóficas que substituem termos potencialmente estigmatizantes, como “violência” ou “idosos vulneráveis”, por expressões que valorizam a experiência e a coletividade.
A escolha de “Jardim” não apenas evoca a ideia de cuidado contínuo, mas também simboliza a atuação da equipe multidisciplinar como “jardineiros sociais”, responsáveis por nutrir a comunidade com ações preventivas desde a hidroginástica até o acolhimento psicológico.
Nesse contexto, o objetivo é promover a saúde integral aos idosos por meio de atividades físicas e psicossociais para prevenir, identificar casos de violência e oferecer acolhimento multidisciplinar integrando campanhas de conscientização sobre direitos da pessoa idosa, em sintonia com as diretrizes do SUS e programas estaduais.
A expressão “Florescer em Sabedoria” encapsula a ideia de que a maturidade é um período de plenitude intelectual e emocional, não de declínio. Essa escolha linguística dilui a gravidade de questões como agressões psicológicas, transformando-as em desafios a serem superados por meio do diálogo e da integração.
Essa narrativa não apenas atenua a percepção de conflito, mas também reforça a imagem dos idosos como agentes ativos de transformação, cujas demandas são canalizadas para soluções criativas e colaborativas. A iniciativa integra ações intersetoriais para fortalecer a autonomia e a proteção social, alinhada às políticas públicas de envelhecimento saudável e enfrentamento à violência (Conexão Amazonas, 2025; barreirinha.am.gov.br, 2025; CNA7, 2024).
As atividades são realizadas na Academia da Saúde sempre realizadas duas vezes na semana. Na segundas-feiras são desenvolvidas atividades como: fortalecimento muscular, dinâmicas e dança. Nas quartas-feiras são realizadas as hidroginásticas, piquenique, pinturas, desenhos e rodas de conversas, com acompanhamento individualizado e grupal. Também são realizados eventos e ações em datas comemorativas como o carnaval, festas juninas, dia do idoso, Dia dos Pais, mães e avós.
As ações são coordenadas por uma educadora física que conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar sendo fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e assistente social, buscando assim, promover atividades físicas, sociais e de saúde para idosos, com foco na promoção, reabilitação e combate a doenças crônicas, violência patrimonial, financeira e psicológica sofrida por essa população.
Em 2024, foram realizados 260 encontros, incluindo hidroginástica, danças, dinâmicas grupais e campanhas educativas, atendendo um público estimado de 45 idosos ativos, e fichas de acompanhamento de mais de 60 cadastrados, oriundos em sua maioria de áreas de bairros de ocupação.
A equipe atua na identificação de vulnerabilidades, na qual, os dados são registrados em fichas de acompanhamento, e os casos críticos são reportados à rede de proteção, sendo encaminhamentos ao setor jurídico. Ressaltamos a parceria com órgãos de apoio como a Defensoria Pública, Secretaria de Assistência Social que articulam nas campanhas locais.
Como resultados em 2024, destaca-se 85% de adesão às atividades, redução de queixas de isolamento social, e 12 encaminhamentos para a rede de proteção contra violência. Os participantes puderam vivenciar as atividades de maneira positiva melhorando a qualidade de vida e diminuindo os efeitos das enfermidades crônicas e ao nível de dificuldade para executar as atividades do dia a dia.
Como resultado do êxito das ações, o projeto ampliou sua atuação no interior do município, participando de campanhas intersetoriais, e no fortalecendo de parcerias com a Secretaria de Segurança Pública no combate a crimes contra idosos.
As atividades foram adaptadas às condições dos idosos, buscou-se desenvolver oficinas com exercícios físicos que exigissem menos esforço, como caminhada leve, alongamentos e atividades lúdicas. Os objetos das atividades foram confeccionados pela equipe e pelos idosos com materiais recicláveis.
Os idosos que enxergavam seus relacionamentos pessoais de forma negativa e não tinham com quem contar para receber apoio, agora puderam ter mais autoestima e pensamentos positivos e interação com outros idosos.
Verificou-se também que a inserção no trabalho influenciou positivamente a autopercepção, na coordenação motora fina e grossa, na concentração e melhora de sono, prevenindo de enfermidades crônicas.
Além disso, a supervisão constante da nutrição para monitorar e fortalecer as melhorias nos hábitos alimentares e no peso corporal para manter os resultados desejados.
A iniciativa demonstra a eficácia na promoção da saúde e no enfrentamento à violência, reforçando a importância de políticas públicas integradas. A atuação multiprofissional e o vínculo com a comunidade contribuíram para a autonomia dos idosos, embora desafios persistam, como a necessidade de ampliação de recursos e conscientização social (Conexão Amazonas, 2025; CNA7, 2024).
Dessa forma a elaboração e o planejamento de iniciativas preventivas voltadas para ações sociais, cognitivas e físicas. Um exemplo dessas iniciativas é a criação de grupos para idosos, que promove uma vida social mais ativa e saudável por meio de atividades recreativas, esportivas e culturais. Esse conjunto de ações tem o potencial de transformar comportamentos e hábitos em relação a situações de risco.
Por fim, o conceito de “Maturidade Ativa” sintetiza a proposta do projeto ao associar envelhecimento a dinamismo e engajamento. Ao substituir termos como “combate à violência” por “colheita de direitos”, o tema reposiciona a atuação jurídica (parcerias com Defensoria Pública) e as campanhas intersetoriais como “festivais de integração”, onde a proteção social é celebrada como conquista coletiva.
Secretaria Municipal de Saúde de Barreirinha AM
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO