Projeto integrar: atenção integrada a criança com transtorno do neurodesenvolvimento

O PROJETO INTEGRAR FOI CRIADO EM 2023, PELA EQUIPE eMULTI DE NOVA PALMEIRA – PB, EM RESPOSTA A CRESCENTE DEMANDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO, ENCAMINHADAS AO SERVIÇO DE SAÚDE MUNICIPAL. OS PROFISSIONAIS DO PROJETO OFERECEM ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA MULTIDISCIPINAR E INTEGRADA AOS USUÁRIOS E TAMBÉM BUSCAM FORTALECER A SUA REDE DE APOIO, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DO GRUPO “CUIDANDO DE QUEM CUIDA”. NESTE GRUPO É OFERTADO, A PAIS, TUTORES, PARENTES E/OU CUIDADORES, ACOLHIMENTO E CUIDADOS COM A SAÚDE. O PROJETO CONTA COM UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS, SENDO ELAS: FISIOTERAPIA, PSICOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA, FONOAUDIOLOGIA, NUTRIÇÃO, TERAPIA ABA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS).
OBJETIVO GERAL:
PROMOVER ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPINAR E INTEGRADA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO, BEM COMO A SUA REDE DE APOIO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
REALIZAR ATENDIMENTO INDIVIDUAIZADO DAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO, COM OS PROFISSIONAIS QUE EE NECESSITA;
ACOLHER AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE CHEGAM ATÉ SERVIÇO E DELINEAR UM PROGRAMA DE DESENVOVIMENTO DAS HABILIDADES QUE ELE NECESSITA;
REALIZAR ATENDIMENTO COMPARTILHADO ENTRE DOIS OU MAIS PROFISSINAIS, CASO SEJA IDENTIFICADA A NECESSIDADE DO MESMO;
PROMOVER DISCUSSOES DE CASOS E PLANEJAMENTO DE INTERVENÇOES ENTRE A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR;
PROGRAMAR E EXECUTAR AÇOES COLETIVAS JUNTO AOS USUÁRIOS DO PROJETO E SUA REDE DE APOIO;
ACOLHER E RESSIGNIFICAR AS EXPERIÊNCIAS DA REDE DE APOIO NO CUIDADO COM ÀS CRIANÇAS ATENDIDAS;
OFERTAR SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO E DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, COMO TAMBÉM A SUA REDE DE APOIO;
ESTIMULAR E CONSOLIDAR AS HABILIDADES COGNITIVAS DAS CRIANÇAS;
CONSCIENTIZAR A REDE DE APOIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AUXILIAR NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DAS CRIANÇAS.

ANTES DE INICIAR O PROJETO, FOI REALIZADO, NO SERVIÇO DE SAÚDE DE NOVA PAMEIRA – PB, UM LEVANTAMENTO DOS CASOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS LIGADOS AO NEURODESENVOLVIMENTO, COMO TAMBÉM DOS CASOS EM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, EM QUE OS USUÁRIOS APRESENTAVAM DIFICUDADES COGNITIVAS, INTELECTUIAS, DE COMUNICAÇÃO, TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), TRANSTORNO DO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. DEPOIS DISSO, FOI REALIZADA A TRIAGEM DE TODOS OS ENCAMINHAMENTOS RECEBIDOS PELA EQUIPE. AS CRIANÇAS EM HIPOTESE DIAGNOSTICA FORAM ENCAMINHADAS AO NÚCLEO DE APOIO E DIAGNÓSTICO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA (NADPD), EM CAMPINA GRANDE – PB, PARA AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA E EMISSÃO DE LAUDO COM COMPROVAÇÃO DA SUA DEFICIÊNCIA. ENQUANTO OS USUÁRIOS QUE JÁ ERAM PORTADORES DE LAUDO, FORAM INSERIDOS NAS ATIVIDADES TERAPÊUTICAS SEMANAIS, DE ACORDO COM A NECESSIDADE IDENTIFICADA PELA EQUIPE E POR ORDEM TEMPORAL DE ENCAMINHAMENTO. ALÉM DISSO, A REDE DE APOIO DESSES USUÁRIOS É IMEDIATAMENTE INSERIDA NO GRUPO DE ASSISTÊNCIA INTEGRADA, ” CUIDANDO DE QUEM CUIDA”.  DEVID A ATA DEMANDA, EXISTE UMA LISTA DE ESPERA PARA INGRESSAR NO PROJETO, MEDIANTE ENCAMINHAMENTOS RECEBIDOS OU CASOS IDENTIFICADOS PELA PRÓPRIA EQUIPE EM SUA ROTINA DIÁRIA.

COM BASE NO LEVANTAMENTO FEITO PELA EQUIPE, FORAM IDENTIFICADOS 34 USUÁRIOS COM LAUDOS MÉDICOS DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E MAIS DE 15 EM PROCESSO DE DIAGNÓSTICO, TOTALIZANDO 49 USUÁRIOS. APENAS 10, DS 49 USUÁRIS, FAZIAM ALGUM TIPO DE ACOMAPNHAMENTO TERAPEUTICO EM SERVIÇOS DA REDE PRIVADA OU EM SERVIÇOS DE REFERÊNCIA EM OUTROS MUNICÍPIOS.
DESSE TOTAL DE 49 CRIANÇAS, 10 AINDA SE ENCONTRAM EM PROCESSO DE DIAGNÓSTIICO, 20 ESTÃO INSERIDAS NOS ATENDIMENTOS, 4 TIVERAM ALTA, E O RESTANTE ESTÃO EM LISTA DE ESPERA, AGUARDANDO VAGAS NAS TERAPIAS.

-CAPACITAR OS PROFISSIONAIS;
– CRIAR ESTRATÉGIAS EM REDE;
– INSERIR A FAMILIA E REDE DE APOIO NO CUIDADO;
-OFERECER APOIO A FAMÍLIA E CUIDADORES;
-BUSCAR FINANCIAMENTO PARA AQUSIÇÃO DE MATERIAL DE TRABALHO E ESTRUTURAÇÃO.

Principal

DÉLIS PÂMELLA DE FÁTIMA DANTAS LIMA

atencaobasicanp@gmail.com

COORDENADOR DE ATENÇÃO BÁSICA

Coautores

Délis Pâmella de Fátima Dantas Lima¹, Laura Dantas Silva , Polyana da Silva Macêdo, Josefa Maria da conceição Paulo Malaquias, Kátia Alves Teixeira, Nieliton Costa da Silva.

A prática foi aplicada em

Nova Palmeira

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Almisa Rosa, Nova Palmeira - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

DÉLIS PÂMELLA DE FÁTIMA DANTAS LIMA

Conta vinculada

13 abr 2024

CADASTRO

13 abr 2024

ATUALIZAÇÃO

10 ago 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas