- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto á necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere á alimentação saudável, saúde ambiental e qualidade de vida. Instalação e manejo da horta. A escolha do local foi vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno. Programou-se em área planificada, cercada com tela e poste de eucalipto, no qual o acesso das crianças a horta não ofereceu risco algum de acidentes. Enxada, garfo, terra, anilina, água, esterco, sementes das hortaliças selecionadas, garrafas pet, tela, grampo, postes de eucalipto, regador e mangueira. Seleção de hortaliças para plantio. Hortaliças, folhas, alface e couve.
O advento de problemas socioambientais relacionados à sobrevivência da vida na Terra é um fenômeno relativamente recente para a humanidade (SOUZA, 2005). Toda essa situação sugere a necessidade do desenvolvimento de sociedades moldadas em práticas sustentáveis em seu cotidiano. São as mudanças de atitudes, comportamentos e de corresponsabilidades que conduzem a participação das atividades para a melhoria. A educação escolar deve ter como ponto de partida a realidade dos indivíduos e buscar a educação integral do ser: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer. Uma das propostas de educação que buscam contemplar essa realidade integral é a ambiental, que surge como uma nova forma de enfrentamento ao comportamento e a releitura do papel do ser humano no Planeta Terra. Conforme as reflexões vão se aprofundando, nota-se que a distinção da educação ambiental, bem como a sua força é o seu poder multidisciplinar de indagar a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento (BRASIL,1999). Como planificação, a educação visa permitir que o ser abrace o conhecimento e consiga usufruir seus conhecimentos antes e durante o período escolar, levados ao mesmo princípio. Diferente das outros organismos, o ser humano ao se distanciar da natureza, começa a entender todos os processos e recursos simplesmente como um meio disponível, capaz de serem transformados em bens consumíveis. Assim como as outras espécies o ser humano, um entre milhares, dependem do todo para sobreviver neste planeta. É a única espécie que possui a consciência e o poder de intervir de forma positiva ou negativa no ambiente, portanto sobre se recai uma responsabilidade inigualável (SOUZA, 2005) A busca por uma educação integral deseja possibilitar aos educandos a compreender a si mesmo e o mundo a sue entorno, e compreendendo-se, quer permitir que ele se comporte como protagonista e de forma atuante e responsável seja sempre mais ético na construção de sua história. A horta dentro do ambiente escolar pode ser um laboratório vivo, que abre diversas possibilidades para o desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática, de forma a retratar todo o contexto, deverá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e permitir que se estreite as relações através da promoção da coletividade e cooperatividade entre os agentes sociais envolvidos (MARQUES, 2000).A horta têm como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos os demais envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
A importância da educação como processo de transformação social, e sua relação com a área da saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. A educação ambiental é marcada pela necessidade de definir sua identidade frente a outros campos da educação encontra no conceito de interdisciplinaridades, uma união áreas educativas para que se possa aprimorar o conceito e aplicação da educação ambiental, e o uso da educação no projeto horta pode promover novos hábitos alimentares levando ao seu consumo frequentemente. Com a proposta implantada na escola obtiveram-se ganhos positivos com resultados esperados alcançados, através de mudanças alimentares e consumo diário das hortaliças, relados pelas cantineiras. Percebe-se, portanto, que é notório que a horta contribui para um ensino e aprendizagem, tanto para inserção ao consumo das hortaliças como para uma consciência ambiental e sustentável.
R. Gonçalves da Fonseca, 70, Pres. Juscelino - MG, 35797-000, Brasil
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