Projeto Horta Escolar na Garrafa Pet: aprendendo educação nutricional e ambiental promovendo saúde e melhor qualidade de vida

Finalidade da experiência: conscientizar os alunos, funcionários e familiares quanto á necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere á alimentação saudável, saúde ambiental e qualidade de vida. Instalação e manejo da horta. A escolha do local foi vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno. Programou-se em área planificada, cercada com tela e poste de eucalipto, no qual o acesso das crianças a horta não ofereceu risco algum de acidentes. Enxada, garfo, terra, anilina, água, esterco, sementes das hortaliças selecionadas, garrafas pet, tela, grampo, postes de eucalipto, regador e mangueira. Seleção de hortaliças para plantio. Hortaliças, folhas, alface e couve.

O advento de problemas socioambientais relacionados à sobrevivência da vida na Terra é um fenômeno relativamente recente para a humanidade (SOUZA, 2005). Toda essa situação sugere a necessidade do desenvolvimento de sociedades moldadas em práticas sustentáveis em seu cotidiano. São as mudanças de atitudes, comportamentos e de corresponsabilidades que conduzem a participação das atividades para a melhoria. A educação escolar deve ter como ponto de partida a realidade dos indivíduos e buscar a educação integral do ser: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer. Uma das propostas de educação que buscam contemplar essa realidade integral é a ambiental, que surge como uma nova forma de enfrentamento ao comportamento e a releitura do papel do ser humano no Planeta Terra. Conforme as reflexões vão se aprofundando, nota-se que a distinção da educação ambiental, bem como a sua força é o seu poder multidisciplinar de indagar a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento (BRASIL,1999). Como planificação, a educação visa permitir que o ser abrace o conhecimento e consiga usufruir seus conhecimentos antes e durante o período escolar, levados ao mesmo princípio. Diferente das outros organismos, o ser humano ao se distanciar da natureza, começa a entender todos os processos e recursos simplesmente como um meio disponível, capaz de serem transformados em bens consumíveis. Assim como as outras espécies o ser humano, um entre milhares, dependem do todo para sobreviver neste planeta. É a única espécie que possui a consciência e o poder de intervir de forma positiva ou negativa no ambiente, portanto sobre se recai uma responsabilidade inigualável (SOUZA, 2005) A busca por uma educação integral deseja possibilitar aos educandos a compreender a si mesmo e o mundo a sue entorno, e compreendendo-se, quer permitir que ele se comporte como protagonista e de forma atuante e responsável seja sempre mais ético na construção de sua história. A horta dentro do ambiente escolar pode ser um laboratório vivo, que abre diversas possibilidades para o desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática, de forma a retratar todo o contexto, deverá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e permitir que se estreite as relações através da promoção da coletividade e cooperatividade entre os agentes sociais envolvidos (MARQUES, 2000).A horta têm como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos os demais envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

A importância da educação como processo de transformação social, e sua relação com a área da saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. A educação ambiental é marcada pela necessidade de definir sua identidade frente a outros campos da educação encontra no conceito de interdisciplinaridades, uma união áreas educativas para que se possa aprimorar o conceito e aplicação da educação ambiental, e o uso da educação no projeto horta pode promover novos hábitos alimentares levando ao seu consumo frequentemente. Com a proposta implantada na escola obtiveram-se ganhos positivos com resultados esperados alcançados, através de mudanças alimentares e consumo diário das hortaliças, relados pelas cantineiras. Percebe-se, portanto, que é notório que a horta contribui para um ensino e aprendizagem, tanto para inserção ao consumo das hortaliças como para uma consciência ambiental e sustentável.

Principal

Leilane Aparecida de Ávila

leilanedumba88@gmail.com

Coautores

Leilane Aparecida de Ávila

A prática foi aplicada em

Presidente Juscelino

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

R. Gonçalves da Fonseca, 70, Pres. Juscelino - MG, 35797-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Leilane Aparecida de Ávila

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

16 out 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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