- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
O Projeto Estimular baseia-se na estimulação precoce de crianças de 0 a 1 ano de vida, que possuem patologias as quais interferem no desenvolvimento motor. A prática consiste em um conjunto de exercícios realizados através das orientações dos profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia que visam estimular o desenvolvimento motor, auditivo, visual e cognitivo da criança de acordo com a fase de desenvolvimento. As sessões terapêuticas são realizadas de forma individual, com as crianças devidamente acompanhadas de seus responsáveis, que serão orientados e treinados para realização dos exercícios em ambiente domiciliar. As atividades são direcionadas para o processo de desenvolvimento global da criança, considerando-a como um ser biopsicossocial, com objetivos de oferecer atendimento integral e humanizado para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor por meio de exercícios específicos que promovam estímulos sensoriais e motores, proporcionando o alongamento e o fortalecimento da musculatura que encontra-se hipotônica, com redução ou perda do tônus muscular, minimizando as possíveis sequelas referentes a patologia e promovendo a funcionalidade da musculatura motora oral e corporal. Além disso, orientar, treinar e motivar pais e cuidadores no processo de estimulação das habilidades motoras. O projeto visa também favorecer o acolhimento familiar e ampliar o vínculo mãe-bebê.
Estimulação precoce de crianças de 0 a 1 ano de vida, que possuem patologias as quais interferem no desenvolvimento motor. A prática consiste em um conjunto de exercícios realizados através das orientações dos profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia que visam estimular o desenvolvimento motor, auditivo, visual e cognitivo da criança de acordo com a fase de desenvolvimento. As sessões terapêuticas são realizadas de forma individual, com as crianças devidamente acompanhadas de seus responsáveis, que serão orientados e treinados para realização dos exercícios em ambiente domiciliar. As atividades são direcionadas para o processo de desenvolvimento global da criança, considerando-a como um ser biopsicossocial.
Recomenda-se a pratica de estimulação precoce em crianças de 0 a 1 ano de vida por ser o período mais rico no desenvolvimento do Sistema Nervoso, por causa das grandes alterações das estruturas e do aumento das redes de comunicação entre os neurônios. É um período de muitas novidades e aprendizagem. Com o Projeto Estimular objetiva-se oferecer atendimento integral e humanizado para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor por meio de exercícios específicos que promovam estímulos sensoriais e motores, proporcionando o alongamento e o fortalecimento da musculatura que encontra-se hipotônica, com redução ou perda do tônus muscular, minimizando as possíveis sequelas referentes a patologia e promovendo a funcionalidade da musculatura motora oral e corporal. Além disso, orientar, treinar e motivar pais e cuidadores no processo de estimulação das habilidades motoras.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO