Olá,

Visitante

Projeto emagrecer saudável – uma experiência do NASF-AB e Cristinápolis, no combate ao sobrepeso e obesidade

A presente experiência trata do Projeto Emagrecer Saudável, como parte das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, realizada em 2017 e 2018, pela equipe multiprofissional, nutricionista, educadora física, psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga, do Núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica. A prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando rapidamente no mundo, sendo considerada um importante problema de saúde pública. o Brasil, que até pouco tempo lutava para combater a fome e a desnutrição, agora precisa conter a obesidade, que é uma doença crônica, que envolve fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Assim, diante deste contexto, notou-se se a importância de desenvolver ações de promoção em saúde e prevenção dos agravos associadas a patologia em questão. E, levando em consideração os atendimentos realizados pelas ESF, com sobrepeso e obesidade e encaminhados para o NASF-AB, o projeto foi elaborado.

Motivar e apoiar a população a adotar hábitos de vida saudáveis com o objetivo de perder peso, ganhar saúde e qualidade de vida Incentivar a alimentação adequada e saudável e a prática de exercícios físicos Estimular o autodomínio do corpo e das vont Inicialmente, foi realizada reunião com as ESF e distribuídas as fichas de inscrição para o projeto. Foram selecionadas mulheres com idade entre 20 a 45 anos, com IMC acima 25 kg/m². Com Duração de quase três meses, com encontros semanais, a maioria deles aconteceram na academia da saúde, contou com a participação dos profissionais do NASF, com orientação nutricional roda de conversa com a psicóloga atividades físicas alternativas avaliação antropométrica (início, meio e fim) avaliação e Orientação postural dinâmicas técnica de mastigação e respiração oficina culinária “Saladas e Molhos”. No último encontro, aconteceu o concurso gastronômico “Bolos Funcionais”. Houve premiação para as três participantes que perderam mais peso.

Durante as duas edições do projeto, houve 96 inscritas, finalizando com 69. Desse total 84,05% reduziram o peso corporal. Com 132 kg perdidos, redução de 150 cm de circunferência abdominal. Além disso, as finalistas relataram redução do consumo de açúcar, óleo, sal e ultraprocessados Aumentaram o consumo de frutas, legumes, verduras e alimentos integrais Passaram a ingerir mais água melhora da auto estima, sono, constipação, alívio de dores musculares controle de pressão arterial, melhora em marcadores bioquímicos, como: colesterol total, triglicerídeos e glicemia. A maioria delas encontravam-se sedentárias, e durante o projeto, umas foram motivando as outras a saírem da zona de conforto, passando a se exercitar regularmente.Este projeto fomentou reflexões sobre como melhorar a qualidade de vida, com a adoção de uma alimentação adequada e saudável, com a prática de exercícios físicos e controle natural do estresse. as participantes além de refletirem sobre suas escolhas, passaram a estimular as pessoas do seu convívio a fazerem o mesmo. Assim, mudanças nos hábitos de vida das pessoas podem constituir uma das melhores formas de promover a saúde. A ideia é continuar com o projeto e ampliar para outros NASF-AB.

Principal

Amanda Viana Soares

nutriamandasoares@gmail.com

A prática foi aplicada em

Cristinápolis

Sergipe

Nordeste

Instituição

Av. Josefa Maria Dos Santos, Nº 62. Loteamento Porto Feliz - Cristinápolis - Se

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

José Rodrigues De Farias

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

28 fev 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal