Olá,

Visitante

Projeto “e Agora, Gestor? “

o Sistema Único de Saúde é a maior política pública Brasileira, sua implementação desde 1988 é um grande desafio. o financiamento inadequado e exige uma maior capacidade de gestão dos dirigentes o que requer conhecimento sobre o funcionamento do Sistema de Saúde, além de capacidade de liderança e articulação com os mais diversos setores da sociedade. em virtude do tamanho do desafio, uma situação bastante comum é a alta rotatividade de gestores. Apenas alguns conseguem chegar ao cargo de gestor com bagagem teórica e prática adequada. em 2017 foi verificado na PB uma renovação dos gestores em 70% dos municípios a maioria estava em sua primeira experiência. Diante desta realidade o Cosems/PB criou no ano de 2019 o Projeto “E Agora Gestor?”.

o objetivo geral do projeto é fortalecer a compreensão dos novos gestores sobre seu papel no SUS e qualificar os gestores com experiência. Assim, se propõe a apresentar as atribuições dos entes federados do SUS, estrutura do sistema CONASEMS/COSEMS e o projeto se caracteriza por oficinas mensais de 8h que ocorrem na última terça-feira de cada mês, na sede do COSEMS-PB, em João Pessoa. as inscrições são via formulário eletrônico disponibilizado no site e mídias sociais do conselho. A oficina é conduzida pelas assessorias técnica e jurídica do COSEMS/PB, que realiza o acolhimento aos gestores e trabalham a seguinte programação em apresentações dialogadas: apresentação de Webdoc Brasil aqui tem SUS, em seguida são trabalhados os temas ser gestor, organização do SUS, papel dos entes federados e espaços de governança, planejamento em Saúde, financiamento da saúde e judicialização na saúde. A oficina encerra com rodada de avaliação dos gestores.

em 2019 foram realizadas 02 oficinas do projeto E-agora Gestor, que tiveram a participação de mais de 60% das vagas disponibilizadas. Uma constatação dos próprios participantes tem indicado que as discussões são pertinentes e de qualidade. o espaço foi apontado como uma oportunidade de Educação Permanente para todo e qualquer gestor, novato ou veterano. Com tamanha resposta positiva, a oficina será descentralizada para atender os gestores do interior do Estado que têm dificuldade de virem até a capital. Estas falas foram constatadas na avaliação ao final de cada oficina e nos relatos dos gestores no grupo de Whatsapp do COSEMS/PB.o E agora gestor, é a materialização de uma das atribuições contidas na missão do cosemspb frente à qualificação dos gestores municipais de saúde. Para nossa equipe o espaço de EPS qualifica também as ações do próprio conselho que continua fazendo adequações na metodologia do projeto. A consolidação deste trabalho se dá com o fortalecimento da gestão municipal do SUS, a partir da qualificação dos seus secretários.

Principal

Soraya Galdino De Araújo Lucena

soraya.galdino@cosemspb.org

Coautores

Michelle Targino F. Ribeiro, Patricia Da Silva Ferreira, Mércia Gomes Oliveira De Carvalho, Anderson Sales Dias, Anna Katarina Lima Pinheiro De Galiza

A prática foi aplicada em

João Pessoa

Paraíba

Nordeste

Instituição

Av. Nego, 571, Tambaú, João Pessoa

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Soraya Galdino De Araújo Lucena

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal