Olá,

Visitante

Projeto Desafio dos 100 Dias

Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e Resolução de aprovação do Conselho Municipal de Saúde N.291 do dia 14 de agosto de 2015. Oferece através de um grupo especializado, o projeto Desafio 100 dias. As inscrições seguiram abertas até dia 28 de agosto (sexta-feira), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do município. Cem dias para perder peso por meio da adoção de novos hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável. Esta é a proposta do “Desafio dos 100 dias”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mirassol D´Oeste Estado do Mato Grosso. Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar e passam por uma reeducação alimentar.“Queremos que as pessoas saibam fazer melhor as suas escolhas alimentares e ter um melhor estilo de vida, diminuindo fatores de risco à saúde, como a obesidade”, Secretária de Saúde.O programa teve inicio no ano de 2015 e pretende atingir diversas pessoas e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população mirassolense , através reeducação alimentar e adoção de hábitos saudáveis, e atividades físicas. A orientação é feita por uma equipe multiprofissional da rede básica de saúde. Todas as atividades são gratuitas.No primeiro dia as participantes serão apresentadas ao projeto pelos profissionais que trabalharão com a turma durante os 100 dias. Com um termo de responsabilidade em que se comprometem a participar de todos os encontros e atividades propostos pelos profissionais . Entre medos e expectativas, as mulheres já foram esclarecidas que a meta do programa não é a perda rápida de peso, mas vai muito além – a melhora da qualidade de vida. O foco não é a perda de peso, mas o ganho de consciência para fazer as suas escolhas alimentares e de estilo de vida. O grande problema é querer emagrecer rápido. É o que a mídia propõe. Com isso, o que é mais importante, como a qualidade de vida e a melhora nos exames, acabam ficando em segundo plano, O Desafio 100 dias conta com uma equipe multidisciplinar de Educador físico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicóloga, Enfermeiro e Psiquiatra que acompanham os participantes durante o desafio de perder peso com saúde. Cem dias para perder peso por meio da adoção de novos hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável. Esta é a proposta do “Desafio dos 100 dias”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mirassol D´Oeste Estado do Mato Grosso. Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar e passam por uma reeducação alimentar.“Queremos que as pessoas saibam fazer melhor as suas escolhas alimentares e ter um melhor estilo de vida, diminuindo fatores de risco à saúde, como a obesidade”.

Perder alguns quilos em 100 dias parece um desafio dolorido, complicadíssimo e, para muita gente, inviável. Essa tarefa torna-se um estímulo para começar uma vida mais saudável.

5.8 . Aprendizados e DificuldadesFoi uma experiência piloto em 2015 onde foi solicitados os profissionais ja exixtentes no quadro que além das atividades diárias disponibilizaram um tempo para preencher formulários, realizar reunições de incentivos, ligações e apoio aos participantes e membros das equipes.5.9 Perpectivas Futuras Este projeto será realizado novamente no segundo semestre de 2016. E apresentados os resultados positivos do projeto de 2015, que foi conciderado um sucesso e já existe procura de pessoas interessadas em participar deste programa.5.10 Desdobramento do TrabalhoEste ano será ampliado para 6 unidades de saude totalizando 60 pacientes envolvidos. Além das unidades anteriores será acrescentada a U.B.S Parque da Serra e U.B.S Sonho Azul. E terapias complementares como massagens relaxantes.

Principal

Sandra Denis Horn da Cruz

saudepmmo@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Rua Antonio Tavares N° 1366, Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandra Denis Horn da Cruz

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 jul 2018

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba