Olá,

Visitante

Projeto Cuida-Dor

Questão problema: dor crônica controle e tratamento. o publico alvo do projeto: 30 pacientes, todos adultos, em controle contínuo de saúde na Estratégia Saúde da Família Cohab Nova, Cáceres (MT). Indivíduos todos com dores crônicas com diagnósticos variáveis em seguimento clínico, ortopédico ou reumatológico que foram tratados por meio de possibilidades clínicas médicas e terapêuticas (Complexo B intramuscular fundamentalmente), aplicando também as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) articuladas em ações interprofissionais. O Projeto Cuida-Dor é criado após comprovar a alta incidência de paciente queixando deste problema na nossa área de saúde, dar suporte é importante, pois é uma situação difícil todos concordamos que ninguém merece viver com Dor. -Resultados apresentados correspondem as atividades desenvolvidas no período de abril a dezembro de 2018.

Promover o controle e tratamento das dores crônicas reduzindo o grau e a incidência das mesmas. Identificar pacientes com dor crônica ü Aplicar o tratamento intramuscular-complexo B. Aplicar PICs (auriculoterapia). Projeto de caráter longitudinal, nele participaram 30 pacientes com dor crônica. Foram realizadas avaliações clínica ortopédico-neurológicas e aplicação de um questionário semiestruturado para identificação do grau /causa da dor. Conseguinte, se iniciou tratamento básico que consiste na administração de complexo B bem como a realização de auriculoterapia aplicada na UBS. Foram desenvolvidas cinco rodas de conversa com fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta, enfermeira e médica cujo objetivo foi ensinar técnicas como automassagem, reflexologia podal e meditação para aplicação em casa. Fizeram parte das terapias complementares, também, a realização de práticas corporais orientadas por professora e estudantes de educação física.

Melhora clínica dos pacientes observada com a redução dos índices de dor. Ao iniciarem as atividades, cerca de 86,67% apresentavam dores de moderada a máxima e após o período de realização das atividades esses índices passaram a acometer apenas 36,6% dos pacientes. Destacamos também que 23,4% dos pacientes não são mais acometidos por dores e não necessitam do uso de analgésicos, AINEs ou esteroides. A intervenção clínica junto as PICs dão uma redução significativa evidente da dor crônica. A aplicação das vitaminas do complexo B intramuscular demostrou ser efetiva tendo efeito analgésico em síndromes dolorosas, neuropáticas ou nociceptivas. Confirmamos que são seguras e de baixos custos representando boas opções na terapêutica analgésica no nosso meio. as PICs (auriculoterapia, reflexologia) reduzem a ansiedade, estresse e depressão os quais são gatilho para desencadear as crises de dor.

Principal

Susana Rosel Paz Hernandez

susanroselp@gmail.com

Coautores

Giane Akimoto Furtado

A prática foi aplicada em

Cáceres

Cáceres

Cáceres

Cáceres

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Cáceres (MT)

Rua Dos Mac Leouds, 155 - Jardim Do Trevo, Cáceres - MT

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Antônio Carlos De J. Mendes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

18 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Promoção de saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável a partir da horta comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso – Guarulhos
São Paulo
Práticas
Reorganização da atenção à saúde de Nova Guataporanga
São Paulo
Práticas
Melhoria e inovação na qualidade das análises clínicas
São Paulo
Práticas
Academia da saúde: a prática da atividade física aumentando a qualidade de vida e a promoção à saúde
Santa Catarina
Práticas
Na rua por eles e elas na promoção e prevenção
Rio Grande do Sul
Práticas
Desafios para manutenção do vínculo e da corresponsabilização frente à ausência do profissional médico: a equipe multiprofissional de saúde sendo a referência de cuidado em saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Integração entre atenção básica e vigilância em saúde na prevenção do mosquito Aedes aegypti
Rio Grande do Sul