Olá,

Visitante

Projeto Amor

Intitulado Projeto Amor, surgiu na reunião de apoio matricial realizada entre a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em agenda de revisão do mapa da rede, diagnóstico situacional da região sanitária dos equipamentos em questão. Na oportunidade, foi discutido o aumento das pessoas em situação de rua (PSR) do território e qual a forma de abordagem e gestão do cuidado das pessoas que tem a rua como local de moradia. Assim, pensou-se na pactuação em rede intersetorial que a referida ESF seria a referência para o cuidado a PSR e que inicialmente seria ofertado um dia de cuidados específicos para essa população.

Ampliar o escopo de ações vinculadas à inserção social, diversificar ofertas de cuidado e empoderamento da população em situação de rua, com vistas à garantia de direitos humanos e de cidadania, ao fortalecimento da autonomia e ao aumento do poder do Dia D da pop rua, acontece mensalmente, no terceiro sábado do mês, com horário pré-definido de 6h00 até 12h00. Tem como ações: sensibilização e busca ativa dos beneficiários, acolhimento com café da manhã, atualização cartão de vacina, higienização, consulta médica, testes rápidos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, atendimentos multiprofissionais e almoço. O desenho da metodologia tem como pressupostos a baixa exigência de escolaridade e flexibilidade de horário e apoia-se nas elaborações teóricas sobre pessoas que consomem drogas, ética, bioética, direitos humanos e cidadania (BENEVIDES, 1991).

Cuidados clínicos e psicossociais continuados para as pessoas em situação de rua. Proporcionar possibilidade de redução do uso de drogas, associando ações da área da saúde, desenvolvimento social, educação, dentre outras. Estimular as negociações de convivência em espaços comuns e públicos .Ampliar o acesso ao trabalho e à renda, a partir de propostas de baixa exigência e flexibilidade de horário. Estabelecer parceria com instituição que desenvolvem programas nas áreas escolhidas do projeto, capacitações e ofertas de vagas para trabalho. Fomentar o trabalho em rede. Ampliar a discussão sobre o referenciamento das pessoas em situação de rua que vai de encontro à necessidade de desburocratizar o acesso aos serviços de urgência. A rede territorial apresenta grande potencial na gestão do cuidado à pessoa em situação de rua. A Estratégia Saúde da Família é dispositivo primordial da rede de cuidados para valer a garantia de acesso à população como um ponto dessa rede. Estabelecer intervenção e acolhimento da população de rua é considerar a importância da construção de projetos de vida no âmbito da participação coletiva, territorial e, sobretudo, propiciar cuidado onde os consultórios de ruas não chegaram.

Principal

Sarah Rocha Dessimoni

sarah_souzarocha@yahoo.com.br

Coautores

Edna Mara Mendonça, Maurilio Oliveira, Isaura Ferreira Rolim, Frederico Maciente, Ana Paula Dos Santos

A prática foi aplicada em

Nova Serrana

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Nova Serrana (MG)

Av Sete De Setembro, 1470 - Apto 601 - Centro, Nova Serrana - MG, 35519-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Glaucia Sbampato Pereira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Mãos do Talento: cuidando das mãos que bordam ao corpo que sustenta
Sergipe
Práticas
Projeto criando asas
Sergipe
Práticas
Experiência de integração intersetorial no controle do Aedes Aegypti e bloqueio da doença chikungunya no município de Cunha Porã (SC)
Santa Catarina
Práticas
A auriculoterapia na remodelagem das práticas do SUS
Rio Grande do Sul
Práticas
Acolhimento referenciado de adolescentes na Atenção Básica (AB) considerando o direito de acesso à saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
As práticas integrativas e complementares no cuidado integral para os usuários com dor crônica
Rio Grande do Norte