PROJETO ACOLHER NAS ESCOLAS : UMA PROPOSTA DE TRABALHO DE SAÚDE EMOCIONAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Realizamos um projeto propondo atividade nas escolas do município, visando oferecer acolhimento, por meio de dinâmicas de grupo, atividades de relaxamento e escuta qualificada, aos profissionais atuantes no serviço e intervenções visando identificação de demandas de saúde mental que geram danos em adolescentes matriculados na rede pública de ensino, o projeto visou a identificação dos fatores de risco e adolescentes em vulnerabilidade social e emocional com risco potencial para suicídio e acolhimento desses adolescentes e suas demandas.

Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mortes por suicídio, com um aumento de 43% no número anual de mortes, 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019. Destacando-se o aumento nas taxas de mortalidade de adolescentes, que sofreram um incremento de 81% no período. Tendo observado aumento significativo no fluxo de atendimento a jovens, com demanda de automutilação e ideação suicida, além de outras questões menos graves, mas de caráter significativo, devido ao expressivo número de casos, como questões relacionadas a ansiedade, bulling, depressão e luto, por exemplo. Demandas estas, agravadas pelo longo período de isolamento social, ao qual estivemos submetidos, durante a pandemia de Covid-19, sobrecarregando o atendimento deste serviço. Sendo consenso entre os profissionais da Saúde Mental, a necessidade de buscarmos outras alternativas, de apoio e suporte emocional, para construção de uma vida mais saudável, produtiva e plena.

Propostas de mudanças organizacionais para um ambiente seguro e positivo – Treinamento de pessoal para a detecção e manejo básico do risco de suicídio – Criação de espaço para discussões, dirigidas a adolescentes em situação de vulnerabilidade, como aqueles afetados por ambientes humanitários frágeis e grupos minoritários ou discriminados – Melhor socialização.
Os resultados do projeto veremos a longo prazo com a diminuição do número de mortes por suicídio . Entendemos a importância de um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde os jovens se sintam à vontade para expressar suas emoções e buscar ajuda. assim, é fundamental que as escolas implementem programas de conscientização e capacitação para professores e funcionários, a fim de identificar sinais de alerta e oferecer suporte adequado. Desta forma, a parceria entre o serviço de saúde mental e educação propoe caminhos eficazes e resultados satisfatórios na qualidade de vida e redução dos agravos e sofrimento.

Trabalho multidisciplinar e parceria entre o serviço de saúde mental e educação visando qualidade de vida a adolescentes , alunos e profissionais da educação.
Criação de espaço para discussões, dirigidas a adolescentes em situação de vulnerabilidade, como aqueles afetados por ambientes humanitários frágeis e grupos minoritários ou discriminados – Melhor socialização

Principal

Virgínia Teles da Costa

virginiateles17@gmail.com

Enfermeira de Saúde Mental

Coautores

Virgínia Teles da Costa JANETE PIREDDA CORREA DE ALMEIDA

A prática foi aplicada em

Tanguá

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

SMS Tangua

Rua Vereador Manoel Macedo, 680 - Centro, Tanguá - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Virginia

Conta vinculada

26 mar 2025

CADASTRO

26 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

04 jun 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

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