Olá,

Visitante

Projeto Acolher: Fornecimento de Benefícios a População Condense

Visando atender tal população cuja necessidade é motivada por doença, devidamente comprovada através de laudos da equipe de saúde do município, a prefeitura de Conde criou o Projeto Acolher, que entrou em vigor em outubro de 2021, atuando em caráter suplementar a Programação Pactuada e Integrada vigente.O projeto em questão, no uso das suas atribuições legais, engloba o fornecimento de medicamentos inclusos no protocolo terapêutico médico elaborado pelos especialistas do município, excluindo assim, os que estão no componente básico (Relação Municipal de Medicamentos-REMUME) e especializado (Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais-CEDMEX).de saúde, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, nutrição para uso oral e/ou enteral, inclusa no protocolo terapêutico nutricional para pacientes com patologias específicas e cadeiras de rodas padrão e de banho.O cadastro dos usuários no Projeto Acolher ocorre por duas formas. O usuário que manifestar interesse em algum benefício entra em contato com o seu agente de saúde solicitando a inscrição ou a unidade de saúde identifica o usuário necessitado e prepara a solicitação.A solicitação deve conter ficha socioeconômica, ferramenta própria do projeto que descreve dados pessoais, sociais e o benefício solicitado

Em 2021, a gestão do município de Conde, situado no litoral sul da Paraíba, deparou-se com uma população carente de uma série de benefícios de competência das Políticas de Saúde. Dentre estes benefícios destacavam-se medicamentos, materiais auxiliares e elementos de cuidado e higiene pessoal, alimentos para nutrição enteral, bem como meios de locomoção.

Para dispensação de alimentos para nutrição enteral foi necessária a criação de um protocolo terapêutico nutricional. Da mesma forma, faz-se necessária a criação de protocolo terapêutico médico para regular a aquisição e dispensação de medicamentos de controle especial, para os usuários cadastrados no Projeto Acolher. Tal protocolo terapêutico médico está sendo elaborado pelos médicos especialistas do município, e abrange medicamentos que estão fora REMUME e CEDMEX. O projeto espera prestar assistência continua aos cadastrados, durante todo período necessário. Através de matriciamentos espera captar e atender novos usuários que precisem dos benefícios oferecidos, assistindo a população condense em sua integralidade.

Principal

Carolina Holanda Ipiranga de Souza Dantas

carolinahisd@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Conde

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Projetada 105 - Centro

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Carolina Holanda Ipiranga de Souza Dantas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro