A Equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Leônidas Marques contratou os serviços da equipe cine saúde com o projeto a escola vai ao cinema, tendo como objetivo atender aos critérios de vários programas da atenção básica, em especial o Programa Saúde na Escola (PSE). Tem como desafio, em uma semana, realizar a integração e articulação dos profissionais da educação e saúde, proporcionando as ações em conjunto que possibilitem o levantamento dos dados e uma leitura técnica da situação de saúde/doenças e agravos do público alvo do município. Articulando-se num processo de construção coletiva para realização de ações, visando a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) e melhoria da qualidade de vida da população local. Tendo como base a semana de ações no município de Capitão Leônidas Marques, observou-se dificuldade no cumprimento das ações e integração dos profissionais da saúde e educação, dificuldade tal que gerou falta de atendimento dos alunos da área rural da cidade, sendo atendidos em média 400 alunos por ano, esses da área central do município. Coma articulação dos profissionais e das demais secretarias municipais, foi possível o atendimento de 1157 alunos com 100% das ações cumpridas no prazo de 5 dias. O projeto traz uma metodologia inovadora que agrega lúdico, sinestésico, sensitivo e visual. Para tratar de demais temas, causas e consequências referente à saúde e doenças, as ações atendem aos critérios de várias estratégias de programas do Ministério da Saúde para sensibilização dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial ao programa saúde na escola e saúde do idoso, políticas intersetoriais da saúde e da educação. Promovendo as seguintes ações: teste de acuidade visual, sistema padrão universal para avaliar a visão capaz de identificar problemas iniciais. Avaliação da qualidade da saúde bucal, nesse momento feito o índice CPOD, levantamentos epidemiológicos de saúde bucal. Orientação nutricional e escala de avaliação do índice de Massa Corporal (IMC), avaliação postural por simetrografia, desvios posturais de 100% dos alunos, foi feita a análise da postura corpórea. Detecção precoce de hipertensão arterial, foram realizadas aferições da pressão arterial e orientações sobre sinais relacionados aos agravos de saúde, atividades realizadas por profissionais de enfermagem. Situação vacinal: atividade epidemiológica de observação, avaliação e orientação aos alunos. A sala de cinema e o túnel de sensibilização: usando a sinestesia, que é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo. Nesses ambientes, foram abordados temas doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, uso do álcool e entorpecentes, obesidade infantil, higiene e boa alimentação. Cada tema adequado à faixa etária. No cinema, temas sobre qualidade e valorização da vida foram destacados.

A execução deste projeto possibilitou uma semana de articulação intersetorial em torno do público-alvo, bem como a realização de todas as ações preconizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Com implantação do projeto a escola vai ao cinema, foi possível estratificar riscos de doenças de 92% alunos, esses dados possibilitarão a elaboração de um planejamento estratégico no município de Capitão Leônidas Marques (PR), estratégia de gestão de ações em rede. Será possível também um enfrentamento à epidemia das violências. Fenômeno esse de ampla incidência e de difícil resposta, visto não apenas como uma questão de segurança pública, mas, antes de tudo, como um problema de saúde. O grande avanço do programa intersetorial e multidisciplinar é levantar o debate sobre a necessidade de enfrentar os problemas de saúde pública por meio de um conjunto de propostas, estratégias, parcerias e articulações com demais políticas e organizações sociais. A secretaria municipal de saúde iniciou esse trabalho como ponto estratégico e articulador com as demais políticas públicas e organizações sociais na tentativa de consolidar as ações na dimensão total desse fenômeno, bem como seus modelos de produção e suas repercussões sociais.

A implementação desse projeto nos municípios permite a efetiva e progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação, visando a atenção integral individualizada à saúde e às doenças e agravos de crianças e adolescentes. Possibilita a promoção e a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principal

Pablo Rodrigo Batista Nunes, Jaqueline Santos Silva

Coautores

Pablo Rodrigo Batista Nunes, Jaqueline Santos Silva

A prática foi aplicada em

Capitão Leônidas Marques

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Leônidas Marques

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Pablo Rodrigo Batista Nunes, Jaqueline Santos Silva

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

28 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas