A inclusão social, têm emergido como uma questão ética, pressupondo a idéia de uma sociedade que considera e acolhe a diversidade. A partir da interação com profissionais, os indivíduos tendem a desenvolver linguagem, independência, socialização e iniciativa. Dessa maneira, os profissionais devem estar capacitados para um atendimento personalizado. Com isso, este projeto viabilizou a criação de um grupo de assistência permanente para o público em questão, intitulado “ Criando Asas”. Nesse âmbito, a Secretaria Municipal de Saúde possibilita o suporte clínico citado através da integração entre as equipes de Atenção Básica de Saúde e Núcleo Ampliado de Saúde da Família, atuando na promoção de terapias e informação, versando sobre temas pertinentes à realidade dos pacientes, bem como, dando suporte aos pais e/ou responsáveis, através da troca de experiências, atingindo assim, tanto a educação permanente em saúde quanto a garantia dos direitos das pessoas com necessidades especiais.

· Favorecer a comunicação oral, habilidades cognitivas, auditivas e vocais e aprimorar as funções estomatognáticas e nutricionais, socioeconômicas e motoras · Identificar fatores de riscos que levam aos distúrbios · Promover eventos comemorativos ·Os usuários chegam até o projeto, através de referência do enfermeiro ou médico responsável pela sua micro área. O primeiro atendimento, é feito de forma individualizada. As intervenções são realizadas uma vez por semana, com duração média de 30 minutos, de forma individual ou em grupo a depender do grau de necessidade. Nas intervenções são realizadas dinâmicas sobre distúrbios que acometem a parte fonoaudiológica, psicológica, nutricional e assistencial visando melhorar a interação social do paciente junto com as terapias ocupacionais que auxiliam nas atividades de vida diária. No final de cada trimestre os profissionais se reúnem para discussão de casos e avaliação do grau de desenvolvimento de cada participante.

O atendimento no Município, propiciou avanço no desenvolvimento da comunicação das crianças, maior satisfação por parte dos usuários ao conseguirem realizar suas atividades de vida diária, troca de experiência entre os familiares, além do aumento do acompanhamento e resolução de casos de violência e abandono. O atual cenário, é resultado da excelência de um trabalho em equipe, a qual colhe os frutos do comprometimento e profissionalismo, com os quais desempenham suas funções.

Principal

Verônica Lemos Alves

veronicalemoos1@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

01 jul 2018

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas