Olá,

Visitante

Programa Saúde na Escola: a Importância da Fonoaudiologia no Âmbito Educacional do Município de Coqueiros do Sul.

ObjetivoRealizar triagens auditivas e de comunicação para detectar possíveis alterações neurológicas, nutricionais, psicológicas, odontológicas e fonoaudiológicas para habilitação e reabilitação das crianças das Escolas do Município de Coqueiros do Sul.MetodologiaAs atividades foram desenvolvidas nas escolas com os alunos de educação infantil e ensino fundamental. Inicialmente foram feitas avaliações de linguagem oral e escrita de forma individual através da ludicidade e uma bateria de testes elaborados pelo fonoaudiólogo, as avaliações auditivas foram feitas através de exames de audiometria tonal e vocal em uma sala com o mínimo de ruído possível para não interferir nos resultados encontrados. Após a realização desses, foram feitas orientações aos pais e educadores, nos casos necessários os alunos foram encaminhados para os profissionais específicos e responsáveis pela patologia.

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e terapias, relacionadas as alterações auditivas, da linguagem oral e escrita, voz e deglutição dos alimentos. Pensando na importância desse profissional na comunicação do indivíduo, desenvolveu-se um trabalho com os alunos do município de Coqueiros do Sul, onde foram realizadas triagens com o intuito de detectar alterações precocemente realizando os encaminhamentos necessários para as respectivas especialidades.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Educação foi de grande valia, contribuindo de forma positiva no diagnóstico precoce e acompanhamento das crianças com dificuldades de comunicação. Enfatizando aos educadores e familiares que os transtornos diagnosticados se não analisados de forma correta poderiam dificultar cada vez mais o desempenho escolar do aluno. Essa pactuação teve grande relevância na tentativa de solucionar as alterações relacionadas a linguagem oral e escrita.

Principal

Ariane Pinheiro Gonçalves

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

Coqueiros do Sul

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba