Olá,

Visitante

Programa Pincel Mágico: Avaliação das Condições de Saúde de Escolares de Primeiro e Segundo Ano do Ensino Fundamental de Escolas Municipais de São José dos Campos, Sp.

a) Objetivo: Identificar sinais, tendências patológicas ou doenças instaladas na população de alunos de forma a permitir a intervenção precoce e minimização de danos à saúde no presente ou em seu desenvolvimento futuro.b) Indicadores disponíveis para caracterizar a situação inicial (ponto de partida): É observado que nesta faixa etária existe uma baixa frequência aos serviços de saúde disponíveis, principalmente no que concerne às ações de prevenção.Em virtude do Programa em questão houve uma maior adesão às ações preventivas e curativas. c) Dinâmica do funcionamento e estratégias: Realizado anualmente com escolares de todo o Município de São José dos Campos matriculados nos 1º e 2º anos de todas as Unidades Escolares Municipais de Ensino Fundamental com recursos municipais. Para diagnóstico da situação de saúde de escolares foram realizadas as ações a seguir.1) Triagem visual, pelas orientadoras educacionais (OE) previamente capacitadas pela SMS, com aplicação da tabela de Snellen, segundo Protocolo do CVE – SP – Grupo de Oftalmologia e encaminhamento ao oftalmologista dos casos alterados. 2) Avaliação do estado nutricional por meio do índice de massa corporal segundo pontos de corte propostos pela OMS, realizado pelos professores de Educação Física previamente capacitados pela SMS.3) Exames laboratoriais de sangue e fezes, para diagnóstico de anemia e parasitose intestinal, realizados no Laboratório Central da SMS. 4) Avaliação de carteiras de vacina, que são solicitadas na ocasião da matrícula pela SME e enviadas às UBS de abrangência de cada escola, as crianças com vacinas em atraso são convocadas para realizar a atualização. 5) Avaliação auditiva por meio da aplicação de questionário para triagem de casos sugestivos de comprometimento, sendo que os casos positivos realizam audiometria e aqueles com audiometria alterada passam em consulta com ORL. 6) Aferição da pressão arterial segundo critérios da Sociedade de Pediatria de São Paulo, realizado por auxiliar de enfermagem capacitada pelo Programa Saúde da Criança.7) Finalizando realiza-se consulta pediátrica na UBS de abrangência da residência da criança. As crianças que apesentam qualquer problema são encaminhadas para outros exames ou consultas com especialistas pediátricos quando necessário e permanecem em seguimento. As demais são orientadas a retornarem à UBS anualmente para os controles de rotina.d) Formas de Acompanhamento, Avaliação e Monitoramento:Todos os dados são então colocados em uma ficha própria, codificadas quanto ao CID e posteriormente digitadas no Programa Epi Info para conhecimento e avaliação dos dados estatísticos.

O Programa Pincel Mágico consiste na realização de atividades em parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) de São José dos Campos – SP (SJC) para a promoção da saúde no ambiente escolar, inspirado no Programa de Saúde Escolar de âmbito Federal, direcionado aos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento de Ensino Básico (IDEB).

O Programa Pincel Mágico é perfeitamente aplicável a qualquer município que tenha um mínimo de estrutura da Saúde e da Educação, pois é totalmente realizado com os recursos já disponíveis na rede. Utilizamos os próprios funcionários da Saúde para os treinamentos dos funcionários da Educação que realizam as ações nas escolas como por exemplo as triagens visuais e avaliações nutricionais.As ações da saúde são realizadas nos serviços também já existentes tais como o laboratório municipal e as UBS.Portanto são recursos já disponíveis, que já são utilizados em outras ações porém aqui são organizados de uma forma mais produtiva e com resultados mais palpáveis.

Principal

Vera Lúcia Galvani Sgarbi Martins

A prática foi aplicada em

São José dos Campos

São Paulo

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Vera Lúcia Galvani Sgarbi Martins

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão