Olá,

Visitante

Programa Municipal de Reabilitação Pós Covid-19Projeto Reabilitar

Devido o aumento dos casos da COVID-19 no Município de Prata – PB, em junho de 2021, observou-se a necessidade de dar suporte à alta demanda de pacientes que foram hospitalizados e que ficaram com algumas sequelas devido à doença. Sintomas como cansaço, ausência de força, fadiga, distúrbios nutricionais e psicológicos faziam parte das queixas das pessoas que venceram a COVID-19. A fim de devolver funcionalidade no dia a dia e o retorno às atividades de vida diária dessas pessoas, foi criado o programa municipal, nomeado PROJETO ReabilitAR, onde pessoas com estes sintomas e outros seriam atendidos por uma equipe especializada multidisciplinar composta por fisioterapeutas, nutricionista e psicóloga, encaminhados pelos profissionais do programa saúde da família.?

Devido o aumento dos casos da COVID-19 no Município de Prata – PB, em junho de 2021, observou-se a necessidade de dar suporte à alta demanda de pacientes que foram hospitalizados e que ficaram com algumas sequelas devido à doença. Sintomas como cansaço, ausência de força, fadiga, distúrbios nutricionais e psicológicos faziam parte das queixas das pessoas que venceram a COVID-19. A fim de devolver funcionalidade no dia a dia e o retorno às atividades de vida diária dessas pessoas, foi criado o programa municipal, nomeado PROJETO ReabilitAR, onde pessoas com estes sintomas e outros seriam atendidos por uma equipe especializada multidisciplinar composta por fisioterapeutas, nutricionista e psicóloga, encaminhados pelos profissionais do programa saúde da família.

Os resultados obtidos após o período de reabilitação foram bem positivos. Os pacientes que, no início da reabilitação apresentavam sintomas frequentes e intensos de cansaço, fadiga e falta de força, após as intervenções, não se viam mais com os sintomas antes relatados, sendo assim, o programa conseguia devolver uma melhor qualidade de vida ao paciente, e a sociedade entregava mais um usuário do SUS reabilitado. Concluímos que a idealização e a realização do programa ReabilitAR foi de suma importância para devolver uma melhor qualidade de vida às pessoas que foram infectadas pelo covid-19.

Principal

Isadora de Sousa Araujo

isasousaaraujo@gmail.com

A prática foi aplicada em

Prata

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Ananiano Ramos Galvão

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elvis Bruno Almeida da Silva

Conta vinculada

isasousaaraujo@gmail.com

11 maio 2018

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos