Olá,

Visitante

Programa Municipal de Reabilitação Pós Covid-19Projeto Reabilitar

Devido o aumento dos casos da COVID-19 no Município de Prata – PB, em junho de 2021, observou-se a necessidade de dar suporte à alta demanda de pacientes que foram hospitalizados e que ficaram com algumas sequelas devido à doença. Sintomas como cansaço, ausência de força, fadiga, distúrbios nutricionais e psicológicos faziam parte das queixas das pessoas que venceram a COVID-19. A fim de devolver funcionalidade no dia a dia e o retorno às atividades de vida diária dessas pessoas, foi criado o programa municipal, nomeado PROJETO ReabilitAR, onde pessoas com estes sintomas e outros seriam atendidos por uma equipe especializada multidisciplinar composta por fisioterapeutas, nutricionista e psicóloga, encaminhados pelos profissionais do programa saúde da família.?

Devido o aumento dos casos da COVID-19 no Município de Prata – PB, em junho de 2021, observou-se a necessidade de dar suporte à alta demanda de pacientes que foram hospitalizados e que ficaram com algumas sequelas devido à doença. Sintomas como cansaço, ausência de força, fadiga, distúrbios nutricionais e psicológicos faziam parte das queixas das pessoas que venceram a COVID-19. A fim de devolver funcionalidade no dia a dia e o retorno às atividades de vida diária dessas pessoas, foi criado o programa municipal, nomeado PROJETO ReabilitAR, onde pessoas com estes sintomas e outros seriam atendidos por uma equipe especializada multidisciplinar composta por fisioterapeutas, nutricionista e psicóloga, encaminhados pelos profissionais do programa saúde da família.

Os resultados obtidos após o período de reabilitação foram bem positivos. Os pacientes que, no início da reabilitação apresentavam sintomas frequentes e intensos de cansaço, fadiga e falta de força, após as intervenções, não se viam mais com os sintomas antes relatados, sendo assim, o programa conseguia devolver uma melhor qualidade de vida ao paciente, e a sociedade entregava mais um usuário do SUS reabilitado. Concluímos que a idealização e a realização do programa ReabilitAR foi de suma importância para devolver uma melhor qualidade de vida às pessoas que foram infectadas pelo covid-19.

Principal

Isadora de Sousa Araujo

isasousaaraujo@gmail.com

A prática foi aplicada em

Prata

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Ananiano Ramos Galvão

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elvis Bruno Almeida da Silva

Conta vinculada

isasousaaraujo@gmail.com

11 maio 2018

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Implantação da Clínica de Cannabis Sativa, Beija Flor, no Município de Armação dos Búzios, Rj
Maranhão
Práticas
Modelo de Atenção Domiciliar para a Melhora Qualidade de Vida dos Assistidos.
Rio de Janeiro
Práticas
Preparando para a Grande Mudança” Assistência ao Usuário Candidato a Cirurgia Bariátrica: uma Vivência na Rede de Atenção Básica do Município de Juruaia/Mg
Minas Gerais
Práticas
Impacto da Telemedicina e Seu Sistema na Saúde Pública em uma Policlinica na Serra de Ibiapaba: Um Relato de Experiencia.
Ceará
Práticas
Resgatando e Acolhendo os Sorrisos Especiais: Um Novo Conceito no Atendimento odontológico dos Pacientes Neuropsicomotores no Município de Itabaiana.
Paraíba
Práticas
Transformando Sorrisos: Experiência Exitosa em Crianças Acompanhadas pela Ubsf Igaraçu em Borba/Am
Amazonas
Práticas
Educação em Saúde da Criança e Análise Epidemiológica do Perfil da Demanda Ambulatorial Atendida no Hospital Infantil Cosme e Damião (Hicd) em Porto Velho, Rondônia, Brasil.
Rondônia
Práticas
Implantação do Ambulatorio de Ulceras Vasculares e Arteriais no Municipio de Canela Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Estratégias para Redução do Índice de Quedas de Pacientes em uma Unidade de Internação Clínica da Rede Hospitalar Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Serviço Especializado em Saúde Bucal em Um Município de Pequeno Porte – Apiacá/Es: Ferramentas, Desafios e Iniciativas Próprias.
Espírito Santo
2 / 41234