- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Maria do Socorro Melo Brandão
- 05 nov 2024
ObjetivoRealizar a regulação das filas de espera para consultas e exames especializados, por meio de reavaliações médicas, a todos os usuários que aguardam a mais de 01 ano. Oportunizar acesso prioritário aos usuários que apresentam maior risco.MetodologiaA Secretaria Municipal de Saúde sensibilizou profissionais da APS, buscando apoio para reavaliação dos usuários nos Mutirões de Saúde e montou um consultório na própria Secretaria, onde ocorrem atendimentos contínuos, realizados pelo médico regulador, para reavaliação clinica dos usuários, que aguardam em fila de espera. Inicialmente realizou-se um levantamento sobre as filas de consultas/exames com maior tempo de espera, e iniciaram-se as reavaliações em 2016 pelo exame Avaliação Urodinâmica Completa, que aguardava desde 2006, devido não ter prestador indicado sua realização pelo SUS.
Segundo o Ministério da Saúde 70% da população brasileira depende diretamente de atendimentos de saúde via SUS, onde a atual instabilidade financeira nacional contribui para gerar demanda reprimida nos serviços de assistência a saúde. O principio da descentralização infere que independente da responsabilidade de gestão de qualquer órgão, hospital ou unidade de saúde, a responsabilidade direta pelo atendimento da população residente no município, são do gestor municipal. O município de Pinhais possui população estimada em 127000 habitantes, desafiando gestores a buscar estratégias e recursos que oportunizem resolutividade da Atenção Primária a Saúde (APS) e uso racional dos recursos. Como estratégia de enfrentamento aos problemas de demanda reprimida, o município instituiu desde 2016 a Regulação direta das Filas de espera para Consultas e Exames especializados, como ferramenta norteadora na otimização de recursos e garantia de acesso prioritário para os casos que apresentam maior risco.
A reavaliação clinica dos usuários permite organizar e regular a oferta de vagas de consultas e exames especializados, otimizando recursos e qualificando os encaminhamentos. Observa-se grande redução no tempo de espera e no número de usuários que aguardam ser agendados. Em dois anos de regulação continua, foram reavaliados usuários que se encontravam em espera por mais de seis anos, oportunizando agilização nos agendamentos, redirecionamentos entre especialidades, e melhor gestão das vagas.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO