Olá,

Visitante

Programa de Saúde na Escola e Ações de odontologia,no Contexto da Pandemia pelo Covid-19: Relato Deexperiência

Considerando o quadro de emergência internacional decorrente da COVID-19, declarado pela OMS, em 30 de janeiro de 2020, o Programa de Saúde na Escola buscou estratégias para ajustar suas atividades até então desenvolvidas em caráter presencial. A odontologia é uma das especialidades do PSE, enquanto área da ciência responsável pelas questões relacionadas à promoção, prevenção e manutenção da saúde. Anterior a esta Emergência Internacional, a participação da equipe de odontologia no PSE ocorria mediante o desenvolvimento de ações relacionadas a hábitos de higiene oral orientando pais e professores, transmitindo informações e estimulando a aprendizagem através de ações educativas tornando-os agentes multiplicadores para que eles fossem capazes de motivar um hábito de higiene bucal nas crianças, no ambiente escolar e em casa. No intuito de manter tais atividades de odontologia no contexto da pandemia pela Covid-19, fizeram-se necessárias algumas readequações à atuação original do Programa. Frente a esta nova realidade, buscou-se um novo formato, através do qual, as ações consideradas essenciais para a execução do PSE fossem abrangidas.

No formato acordado pela equipe, utilizamos basicamente ferramentas como a plataforma digital do Instagram (@psecamposrj) e grupos do Whatsapp de gestoresmunicipais e estaduais da rede de ensino, para a veiculação e compartilhamento de informações específicas do conteúdo de cada projeto. Foram elaborados cards virtuais com informações que abordassem no contexto da Covid-19 a importância da escovação, do uso do fio dental, cuidados com a saúde bucal no período de pandemia e em casos de pacientes que testaram positivo para Covid-19, informações sobre doença cárie e inflamação gengival, informações sobre o atendimento odontológico no período da pandemia e Prevenção dos Acidentes Domésticos na cavidade bucal durante a quarentena. A elaboração dos cards foi idealizada em parceria com um dos pedagogos do PSE, através de um layout atrativo e interativo. Trabalhamos numa perspectiva de ampliação desse material que atenderá a toda a comunidade escolar da rede municipal de ensino.

Num contexto de pandemia, compreendemos que questões como a saúde pública torna-se prioritária, mas há que se ter o entendimento de que se trata de uma situação emergencial que se desdobra na necessidade de atenção básica a questões decorrentes desse quadro. Cabe-nos o desafio de alinhar estratégias para o enfrentamento dessa questão no âmbito socio-educativo, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, no que se refere às ações do PSE.

Principal

Raquel Paes de Almeida Rangel

raquelpdearangel@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Campos dos Goytacazes

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Raquel Paes de Almeida Rangel

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba