Olá,

Visitante

Programa de Saúde na Escola e Ações de Enfermagemno Enfrentamento À Covid-19: Relato de Experiência no Município de Campos dos Goytacazes, Rj.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial, criada por meio do Decreto nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007, pelos Ministérios da Saúde e da Educação. O programa visa promover a saúde e a educação integral, através de ações voltadas à prevenção de agravos e promoção da saúde, desenvolvidas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Em Campos dos Goytacazes – RJ, o PSE conta com a atuação de uma equipe exclusiva para as ações de saúde na escola, devido à baixa cobertura da ESF no município.Anteriormente à suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede pública de ensino do município, como medida de controle da disseminação do novo coronavírus, as ações eram desenvolvidas, em sua grande parte, dentro do ambiente escolar. Eventos para prevenção de doenças e promoção da saúde também eram realizados fora das escolas, em outros espaços públicos, atingindo não só a comunidade escolar, mas o público geral. Além das 12 ações preconizadas, atividades com outros temas eram desenvolvidas, de acordo com a demanda de cada território, interesse do município, demanda/determinação de outros órgãos públicos e períodos propícios. Também eram realizadas ações com base nas datas comemorativas do Calendário da Saúde. A escola é um local privilegiado para o encontro da educação e da saúde, sendo um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde.

Trata-se de um relato de experiência, onde são detalhadas as ações de enfermagem no enfrentamento à COVID-19 no âmbito do Programa Saúde na Escola no município de Campos dos Goytacazes-RJ.As ações foram reformuladas e adaptadas para aplicativos e para a televisão. Cards e/ou vídeos informativos foram produzidos, trabalhando os seguintes assuntos, até o momento: higienização das mãos e do ambiente, uso de máscaras não profissionais, gravidez e coronavírus, prevenção de acidentes domésticos durante a quarentena (demando da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro), acidentes domésticos com idosos, cuidados domiciliares com o paciente com COVID-19, riscos do uso de pipas e linhas com cerol, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais e orientações para o retorno às aulas. A elaboração dos Cards foi idealizada em parceria com um pedagogo do PSE, para um layout atrativo e interativo.As produções são divulgadas/compartilhadas diariamente na página do PSE de Campos nos aplicativos Instagram e Whatsapp e, também, pela televisão aberta e Youtube, por meio da TV Câmara. Cada assunto é trabalhado diariamente durante uma semana.

Num contexto de pandemia, compreendemos que questões como a saúde pública tornam-se prioritárias, mas há que se considerar que se trata de uma situação emergencial, que se desdobra na necessidade de atenção básica às questões paralelas e também decorrentes desse quadro pandêmico. Cabe-nos o desafio de alinhar estratégias para o enfrentamento dessa questão, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, no que se refere às ações do PSE. Não só as ações estão sendo reformuladas, mas também os profissionais, apropriando-se de novos conhecimentos e habilidades. As novas ferramentas virtuais que estão sendo utilizadas, em caráter urgente e providencial, serão incorporadas definitivamente às práticas, considerando a abrangência das informações e o público alcançado, transpondo barreiras físicas e geográficas.

Principal

Valquíria Carvalho Silva

valquiria_carvalhosilva@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Vinte e Oito de Março, 40-156 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes - RJ.

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Valquíria Carvalho Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba