Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem cerca de seis milhões de pessoas ao ano em todo o mundo devido ao consumo de tabaco. A OMS considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Um terço da população mundial adulta é fumante (OMS, 2007).No Brasil, o tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública (INCA, 2007) e cerca de 200.000 mortes por ano estão relacionadas ao tabagismo (OPAS, 2002).Estudos comprovam que os malefícios do tabagismo estão relacionados não só à saúde, mas à economia (INCA, 2004), meio ambiente (Redeh, 2002) dentre outros. No Brasil estima-se que 13% da população é fumante. Segundo os dados do Programa de Combate ao Tabagismo de Petrópolis (RJ), Brasil, aproximadamente 37 mil habitantes da cidade são fumantes. O Programa segue as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) e realiza ações de tratamento, prevenção, vigilância sanitária, educativas, dentre outras. Nessas ações estão envolvidas equipes da Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família, Vigilância Sanitária e Ambiental, Secretaria de Educação entre outros.
No Brasil, o tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública (INCA 2007), em Petrópolis aproximadamente 37 mil habitantes da cidade são fumantes. Estudos comprovam que os malefícios do tabagismo estão relacionados não só à saúde, mas à economia (INCA, 2004), meio ambiente (Redeh, 2002) dentre outros. Como dificuldades, identificamos a rotatividade dos profissionais e equipes de saúde sobrecarregadas com multitarefas.
Analisando as ações desenvolvidas de controle de tabagismo em Petrópolis neste período, podemos concluir que o trabalho intersetorial é muito importante, e que os resultados alcançados favoreceram não só a saúde, como o meio ambiente a economia e a sociedade. Perspectivas futuras: manter o trabalho de expansão para as equipes da Saúde, Educação e Vigilância em Petrópolis.
CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR EAD, ITAIPAVA e - Rua Áureliano Coutinho - Centro, Petrópolis - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO