Promover a acessibilidade dos serviços de saúde através da extensão do horário de funcionamento da unidade básica de saúde Pedro da Costa Lopes, como também diminuir os atendimentos individuais e a demanda reprimida através de grupos operativos e extensão do horário de funcionamento, toda terça-feira de 07h00 às 21h00 com todos os profissionais das equipes de saúde priorizando o atendimento aos pacientes da zona rural e outros que não podem acessar os serviços no horário convencional, e ainda na quinta-feira com a dentista da equipe de saúde da família para realização de visitas domiciliares. Ademais, também foi definida a redução do atendimento individual de comorbidades e descentralização para grupos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Atenção Básica, que desenvolvessem atividades com esses e trabalhassem as práticas integrativas complementares em saúde conseguindo reduzir a demanda de pacientes que são rotineiros na Unidade Básica de Saúde Pedro da Costa Lopes.

A Atenção Básica é responsável pela oferta de serviços de saúde a população, que circundam a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de saúde. o principal desafio encontrado para cumprir com estes propósitos acerca da saúde coletiva se relaciona diretamente com uma fração da população que não tem acesso aos serviços por questões como residência em zona rural e atividades laborais. Essas questões limitam o tempo em que os usuários encontram-se disponíveis para irem até os serviços públicos de saúde, e assim, afetam diretamente a qualidade de vida destes. Sendo esta realidade presente no município de Doresópolis, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu implantar um programa que permitisse o acesso aos seus serviços, que são oferecidos pela unidade básica de saúde Pedro da Costa Lopes para as pessoas impossibilitadas de frequentarem, promovendo assim a acessibilidade e alcançando os pacientes ausentes.

O principal resultado alcançado foi o aumento da acessibilidade nos serviços de saúde, por parte da população ausente destes. Através da extensão do horário, aumentou-se o número de atendimentos individuais aos munícipes ausentes dos serviços, como também houve a diminuição do atendimento de pacientes submetidos a comorbidades e que rotineiramente frequentavam os serviços, posteriormente eles começaram a ser descentralizados para os grupos terapêuticos do Nasf – AB, aumentando assim o número de participantes nesses grupos. O fortalecimento de vínculos entre pacientes e profissionais, além da promoção da saúde, também foram alcançados, fazendo valer as responsabilidades garantidas aos serviços municipais de saúde para com a população. A oferta de serviços acessíveis é um ponto importante para a concretização da promoção da saúde. A extensão do horário se mostrou resolutiva, pois foi capaz de permitir o acesso dos munícipes ausentes nos serviços da unidade básica de saúde Pedro da Costa Lopes, como também fomentou a proposta de atendimento do Nasf-AB e viabilizou a criação de grupos terapêuticos. Alcançar aqueles que estão distantes das ações de saúde é ponto chave para a qualificação do SUS.

Principal

Rosângela Aparecida Terra e Guerra

rosangelatguerra@hotmail.com

Coautores

Ana Isadora Melo, Marques Alves, Melissa Lopes Batista

A prática foi aplicada em

Doresópolis

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rosângela Aparecida Terra e Guerra

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

01 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas