Olá,

Visitante

Produção de Alimentos e Fitoterapêuticos nas Quadrinhas Kilombolas

A elaboração do Projeto QUADRINHAS KILOMBOLAS parte do diagnóstico realizado no período de implantação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável ? PAIS, que teve como referencial a utilização do método da observação participante. Esta metodologia permite à Converdgencia apontar e trabalhar em conjunto algumas ações que viabilizem o aumento de produtividade e o aprimoramento dos métodos tradicionais eficazes.O Projeto QUADRINHAS KILOMBOLAS é uma ação de complemento à implantação da Unidade PAIS Comunitário, que promove a formação de núcleos de produtores familiares agroecológicos e/ou orgânicos nas comunidades remanescentes de kilombos de São Jose da Serra em Valença, promovendo a inclusão social e econômica do campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.O Projeto ?Quadrinhas Kilombolas? estimula a permanência do homem noterritório, a preservação dos recursos hídricos, o manejo adequado do solo e a atividade física como terapia ocupacional.Tem o intuito de potencializar a produção dos vegetais que necessitam de irrigação sobre as folhas para evitar pulgões e demais infestações, viabilizando o aumento de produtividade e o aprimoramento de métodostradicionais.

Aumento de produtividade e o aprimoramento dos métodos tradicionais eficazes, por meio da formação de núcleos de produtores familiares agroecológicos e/ou orgânicos nas comunidades remanescentes de kilombos de São Jose da Serra em Valença.

A estratégia de gestão do projeto, no que se refere a organização, capacitação, comercialização e mobilização será de forma coletiva, porém, a responsabilidade de implantação, manejo e produção será de forma familiar. Cada família terá seu espaço para livre tomada de decisão sem desconsiderar a estratégia coletiva e o bom funcionamento do projeto. Em alguns casos existe a possibilidade de estratégia coletiva de produção motivada pelos próprios beneficiários.Cada família receberá o kit de irrigação e os demais materiais de apoio a produção e será responsável de viabilizar o espaço para implantação do sistema e apontar a fonte de recurso hídrico necessário ao sistema.

Principal

Alexandre Nascimento

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Alexandre Nascimento

ideiasus@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Práticas Integrativas e Complementares na Atenção em Saúde Mental: A Experiência de um Caps-Ad na Região dos Caétes
Pará
Práticas
O cuidado da saúde nos terreiros de religiões de matriz africana, do Vale do Rio do Sinos, pelo uso de plantas medicinais e litúrgicas: um patrimônio cultural e natural
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da aromaterapia na redução da medicalização no tratamento da hipertensão
Espírito Santo
Práticas
Benefícios da Terapia Floral para o Equilíbrio de Questões Emocionais
Espírito Santo
Práticas
Retomada da Prática de Yoga Como Forma de Promoção À Saúde Após o Advento da Vacinação para Covid 19
Santa Catarina
Práticas
Práticas Integrativas Como Estratégia de Ressignificação do Cuidado em Saúde
Amazonas
Práticas
Práticas Integrativas e Complementares Como Forma de Cuidado Aos Profissionais da Saúde no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Hipnoterapia
Santa Catarina
Práticas
Plantas Medicinais Aromáticas e Aromaterapia
Santa Catarina
Práticas
Programa Coração Saudável
Paraíba