Olá,

Visitante

Processo de unificação de monitoramento e avaliação da gestão em saúde no Tocantins

A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SESAU/TO) tem investido na melhoria das práticas de monitoramento e avaliação da Saúde. Em 2012, a partir da implantação do Sistema Informatizado de Acompanhamento da Gestão Orçamentária e Financeira da CGE, a SESAU (TO) optou por incorporá-lo em substituição ao sistema anterior, adotando-o como o sistema oficial para monitoramento e avaliação na Saúde. Além da vantagem de trazer todas as informações financeiras já incorporadas, foram feitos ajustes sugeridos pela SESAU (TO) para subsidiar os relatórios para a CGE e a elaboração dos demais relatórios definidos pela legislação vigente do SUS: Relatório Anual de Gestão e Relatório Detalhado Quadrimestral. Foi elaborado instrutivo pela equipe da Coordenadoria de Planejamento do SUS da SESAU (TO), a fim de fornecer informações que facilitassem o preenchimento do sistema pelos responsáveis pelo PPA. A proposta era de uniformizar as informações para os diversos instrumentos de monitoramento e avaliação, a partir do uso do sistema. O instrutivo ainda apresentou em sua estrutura um glossário com os termos relevantes, facilitando a compreensão e alimentação do sistema. A estratégia utilizada para divulgação do sistema e do instrutivo foi a realização de reuniões conduzidas pela CGE e Coordenadoria de Planejamento do SUS da SESAU (TO). Os participantes foram os responsáveis pelo PPA e técnicos vinculados à alimentação do novo sistema. Neste momento, também foram apresentados os assessores técnicos responsáveis pelo auxílio direto a cada área da SESAU (TO), com a função de periodicamente auxiliar e sugerir correções a respeito da alimentação do sistema, esclarecendo conceitos relevantes e informações que não poderiam faltar através do Recomenda
– RAG. Muitos benefícios advindos deste processo de monitoramento e avaliação podem ser identificados. As análises do sistema são utilizadas em vários relatórios, unificando a fonte para elaboração do RAG, RDQ e CGE, superando o retrabalho das equipes e a fragmentação das informações. Estas análises estão se qualificando a partir do Recomenda – RAG e da capacitação da equipe gestora. Os técnicos estão desenvolvendo a correlação entre processo de trabalho e parte financeira e a atuação da Coordenadoria tem sido norteada para atendimento das áreas que apresentam maior fragilidade. Esta unificação do processo de monitoramento e avaliação foi facilitada por esforços anteriores que resultaram na compatibilização entre PES e PPA e uniformização das LOA e PAS. O sistema ainda encontra-se em fase de ajustes e os responsáveis também buscam se adequar ao atendimento dos prazos. A experiência precisa ser aprimorada e acredita-se que este aperfeiçoamento virá em consequência da intensificação do uso da ferramenta: Recomenda – RAG, da dedicação das equipes e das sucessivas aproximações com a cultura de planejamento em saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SESAU/TO) tem investido na melhoria das práticas de monitoramento e avaliação da Saúde. Em 2012, a partir da implantação do Sistema Informatizado de Acompanhamento da Gestão Orçamentária e Financeira da CGE, a SESAU (TO) optou por incorporá-lo em substituição ao sistema anterior, adotando-o como o sistema oficial para monitoramento e avaliação na Saúde.

Principal

Ludmyla Sarah Costa Silva Amorim

Coautores

Ludmyla Sarah Costa Silva Amorim

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (TO)

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Praça dos Girassóis - Plano Diretor Sul, Palmas - TO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ludmyla Sarah Costa Silva Amorim

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 fev 2018

e atualizada em

17 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Controle social ativo na construção do plano municipal de saúde em Mafra (SC)
Santa Catarina
Práticas
Implantação dos conselhos locais de saúde no município de Jacinto
Minas Gerais
Práticas
Programa municipal de vigilância: prevenção e controle de zoonoses
Maranhão
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro