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Empoderamento Como Prática Educativa: Vivenciando Potências de Protagonismo Social no Mestrado Profissional

Os mestrados profissionais surgem no Brasil a partir dos anos 90, como alternativa de formação para a prática. Com vistas a preparar profissionais para atuar no diagnóstico, na formulação, execução e avaliação de políticas sociais, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) oferece desde 2010 o Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, incluindo a disciplina Participação e Governança Local. Essa disciplina aborda temas como participação da comunidade, governança local, controle social, planejamento e gestão de políticas públicas, tendo com estratégia pedagógica a inserção dos mestrandos em espaços públicos de debate e deliberação política. Justificativa: A universidade tem o compromisso social de instrumentalizar atores para novas formas de compreender e de intervir, contribuindo para a transformação da realidade. A inserção dos mestrandos em espaços de participação social buscou oportunizar vivências de empoderamento, fomentando engajamento político na região. Objetivos: Este relato apresenta uma experiência pedagógica vivenciada no Mestrado de Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, buscando reconhecer indicativos de empoderamento pessoal, grupal e político que essa oportuniza. Descrição sucinta: No primeiro semestre de 2013, os mestrandos desenvolveram atividades junto a um conselho gestor de política pública, no caso relatado, no Conselho da Saúde de Chapecó, e junto ao Fórum Intersetorial: Criança e Adolescente no Plano Plurianual (PPA). Junto ao conselho, realizou-se observação de reuniões e leitura de atas. Durante o Fórum, cada mestrando coordenou um grupo de trabalho com representantes de diferentes organizações do município, propondo ações a serem incluídas no Plano Plurianual em favor das crianças e adolescentes. Resultados: A experiência oportunizou observar indicativos de empoderamento como: em nível individual, o reconhecimento do poder pessoal em contribuir com a comunidade com os conhecimentos adquiridos, além da oportunidade oferecida pelo mestrado de aprimoramento na carreira profissional em nível grupal, a importância do trabalho em grupo no compartilhamento de saberes e habilidades, fortalecido no fórum e em sala de aula em nível político, o reconhecimento de espaços como conselhos e fóruns intersetoriais como construções sociais com potência de articular interesses e influenciar deliberações políticas. Recomendações da Experiência: A importância de vivenciar este processo está no fato de que indivíduos empoderados agem mais em favor da comunidade em que vivem e podem influenciar na formulação de políticas por meio da inserção em diversos espaços. Isso reforça o compromisso social das universidades em constituir oportunidades que promovam o protagonismo social dos atores/autores implicados em favor do desenvolvimento social em nível local/regional.

Este relato apresenta uma experiência pedagógica vivenciada no Mestrado de Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, buscando reconhecer indicativos de empoderamento pessoal, grupal e político que essa oportuniza.

A prática pode ser reaplicada em outros mestrados, pois proporciona empoderamento aos que dela participam.

Principal

Simone Tatiana da Silva

A prática foi aplicada em

Chapecó

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Simone Tatiana da Silva

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

06 jan 2018

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

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