Prêmio equipe destaque março lilás: uma estratégia para a prevenção do câncer de colo de útero

O câncer do colo do útero é a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no estado do Pará, e o município de Barcarena, assumiu o compromisso de trabalhar como uma de suas políticas prioritárias de saúde, o combate a esse tipo de doença, sancionada através de lei municipal, prevista também na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, após reunir com as equipes de atenção básica, traçou metas para alcançar o maior número de mulheres para fazer o rastreamento do câncer através do exame preventivo (PCCU). O aceite das equipes foi de imediato e, com o intuito de motivar e reconhecer o empenho de todos foi criado o “Prêmio Equipe Destaque – Março Lilás”. o prêmio consiste na certificação e entrega de um quadro com a foto dos profissionais e almoço em uma praia do município para as equipes da atenção básica que mais realizarem exames de PCCU e outras ações voltadas para a saúde da mulher no mês de março.

O prêmio “Equipe Destaque – Março Lilás” foi criado com o objetivo de motivar e reconhecer os esforços das equipes da atenção básica nas ações de rastreamento do câncer de colo uterino culminando com o aumento significativo no mês de março do exame d São premiadas 4 categorias: Unidade Básica de Saúde – UBS, Equipe de Saúde Bucal – ESB, Agentes Comunitários de Saúde- ACS e Núcleo Apoio à Saúde da Família (NASF). Devido os portes das unidades de saúde, foram criados subgrupos: UBS Porte I, UBS Porte 2, UBS das Ilhas e Estradas ESB 20hs e ESB 40hs. Foram avaliadas conforme os critérios: UBS: número de exames de PCCU, participação em atividades coletivas, vacinações contra o HPV, realização de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais ESB: número de atendimento individual e atividade coletiva de mulheres em dia com a coleta de PCCU ACS: que mais encaminhar a mulher para realizar o PCCU NASF: número de atendimento individual e atividade coletiva, voltado ao público feminino.

Em 2018, os premiados realizaram: UBS porte I: 200 coletas de PCCU, 87 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 330 mulheres, 132 testes rápidos. UBS porte II: 528 coletas de PCCU, 173 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 1456 mulheres, 144 testes rápidos. UBS de Ilhas e Estradas: 251 coletas de PCCU, 15 doses de vacina do HPV, atividades coletivas com 287 mulheres, 65 testes rápidos. NASF: 91 atendimentos multiprofissionais e atividades coletivas em 371 participantes. ESB 20hs: 195 atendimentos individuais e atividades coletivas com 150 pessoas. ESB 40hs: 302 atendimentos individuais e atividades coletivas com 240 pessoas. aos ACS, foram premiados 6 profissionais que mais indicaram mulheres para a coleta do exame. A partir da análise de resultados e da comparação com os anos anteriores, nota-se aumento significativo de coletas e que a estratégia de premiar as equipes destaques do março lilás está sendo válida. as equipes demonstram mais motivação e proatividade na criação de estratégias com o intuito de aproximar o público feminino, como a realização do sorteio de brindes, decoração das unidades, aumento da carga horária de forma voluntária, iniciativa em realizar atividades extramuro, entre outros.

Principal

Cleise Jane Coelho Gomes

cleise.jane@gmail.com

Coautores

Amanda Mayara Negrão Magno, Leandro De Lemos Poça, Eugênia Janis Chagas Teles

A prática foi aplicada em

Barcarena

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Manoel Paraense, Qd 217 Lt 24 - Vila Dos Cabanos, Barcarena - PA, 68447-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Eugênia Janis Chagas Teles

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

17 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas