Pré-natal do parceiro: um caminho para o cuidado da saúde masculina

Os homens adultos entram em contato com os serviços de saúde geralmente por meio da atenção especializada ou das urgências e emergências, com doenças já instaladas e, consequentemente, com piores prognósticos, o que pode gerar um alto custo ao sistema. Nesse contexto, e analisando os dados de morbimortalidade masculina nos sistemas de informação local, constatamos que a presença de homens na faixa etária de 20 a 59 anos, até então, era baixa na rotina das unidades básicas de saúde em Oeiras (PI). Diante do exposto, todas as 14 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Oeiras (PI) tem implantado em seu território a Estratégia do Pré-Natal do Pai/Parceiro (EPNP) com implementação de logística local que subsidia o efetivo desenvolvimento dessa estratégia, que garante à população masculina a promoção e prevenção de doenças, diagnóstico precoce e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, além de estreitamento de vínculo familiar e oportunamente o exercício da paternidade ativa.

Fortalecer e qualificar a atenção primária para a população masculina, possibilitando alcançar a promoção da saúde e a prevenção de agravos evitáveis, mediante a implementação da logística local estruturada para este fim. O processo de implementação do pré-natal do parceiro foi precedido de etapas que foram essências para estabelecer um ambiente de cooperação mútua, e que se organizam da seguinte forma: apresentação da proposta de construção de um posto de coleta para análises clínicas por parte da coordenação à gestão municipal, de modo a garantir acesso à realização de exames após consulta de pré-natal. 2. Visita previamente agendada a todos os laboratórios prestadores do SUS do município, em que foi apresentada a proposta de implementação da estratégia pré-natal do parceiro e, para esse fim, foi sugerido um convênio entre as partes, de modo a concessão de 10 a 30 vagas/mês para atender à demanda.

Iniciamos efetivamente a EPNP com utilização do posto de coleta, em setembro de 2018. E, em 07 meses, totalizamos 115 homens que realizaram sua consulta de pré-natal na unidade de saúde e compareceram ao posto para coleta de material para exames. Importante destacar que o principal agravo diagnosticado neste período foi a sífilis. Assim que os resultados de exames são disponibilizados, em média 10 dias, a coordenação do serviço contata rapidamente a Estratégia Saúde da Família responsável por esse parceiro para então iniciar as etapas de notificação e tratamento da doença. Dessa forma, pode-se perceber que os benefícios da estratégia nos permitiram experienciar a possibilidade de proporcionar aos envolvidos uma melhor qualidade de vida e vínculos afetivos saudáveis, e apostamos na implementação dessa iniciativa no município de Oeiras (PI). Estamos construindo, portanto, um novo cenário que permite o engajamento de homens nas ações do planejamento reprodutivo e no acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto de suas parceiras.

Principal

Alexsandra da Rocha Fontes

fontes.alexsandra@yahoo.com.br

Coautores

Raimunda Vieira de Carvalho, Katharine Bezerra Dantas, João Marcos Amorim Cruz

A prática foi aplicada em

Oeiras

Oeiras

Oeiras

Oeiras

Oeiras

Oeiras

Oeiras

Oeiras

Oeiras

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Oeiras

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Auridene Maria Da Silva Moreira De Freitas Tapety

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

03 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas